Questões sobre Envenenamentos e Acidentes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Envenenamentos e Acidentes

#Questão 1039333 - Medicina, Envenenamentos e Acidentes, IBFC, 2022, SES-DF, Médico (Medicina do Trabalho)

Considere os Indicadores Biológicos de Exposição Excessiva (IBE/EE) que constam na norma regulamentadora 7 – NR7. O indicador previsto na norma para a exposição ocupacional ao benzeno (CAS 71-43-2) é ______.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

#Questão 1039337 - Medicina, Envenenamentos e Acidentes, IBFC, 2022, SES-DF, Médico (Medicina do Trabalho)

A entrada do cádmio no organismo, no caso da exposição ocupacional, se dá principalmente através ______.


Assinale a alternativa correta que preencha corretamente a lacuna 

A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços). Dor neuropática lombar (nervos, medula da coluna ou no cérebro) ou nas pernas pode ser vista em pelo menos 50% dos casos. Fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível ao paciente, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço”.

Esta descrição tem o diagnóstico de:

A Portaria n° 204 de 17/02/2016 estabeleceu que as intoxicações exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados), devem ser tratadas como um agravo à saúde de notificação compulsória semanal. Este componente da vigilância das intoxicações exógenas fornece as informações tanto para o acompanhamento dos casos individualmente, como para a identificação do perfil epidemiológico da população atingida pelas intoxicações.
É correto afirmar:
I. Dependendo do agente envolvido podem ser solicitados exames laboratoriais, ECG, exames de imagem (RX, TC) ou endoscopia digestiva alta. II. O manejo adequado de um paciente com suspeita de intoxicação depende do agente envolvido e da sua toxicidade, assim como do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento. Além do suporte, o tratamento envolve medidas específicas como descontaminação, administração de antídotos e técnicas de eliminação. III. O carvão ativado na maioria das vezes deverá ser utilizado em dose única, porém pode ser administrado em doses múltiplas como medida de eliminação, em exposições a agentes de ação prolongada ou com circulação ênterohepática, como o fenobarbital, carbamazepina, dapsona, clorpropramida, dentre outros. As formas de administração em dose única são: Crianças: 2,5 g/kg, em uma suspensão com água ou SF 0,9% na proporção de 4-8 mL/g. º Adultos: 100 g em 250 mL de água ou SF 0,9%. IV. Hemodiálise ou hemoperfusão: são técnicas comunmente utilizadas. São geralmente indicadas quando a velocidade de depuração da substância pode ser menor pela remoção extracorpórea do que pelo próprio clearance endógeno, que ocorre nos casos de nítida deterioração do quadro clínico do paciente ou quando os níveis séricos da substância determinam mau prognóstico. A hemodiálise pode ser útil em intoxicações por fenobarbital, teofilina, lítio, salicilatos e álcoois tóxicos.
A sequência correta é:

No que se refere ao trauma de tórax, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A causa mais comum de pneumotórax hipertensivo é a lesão das vias aéreas.

II – Na denominada “ferida torácica aspirativa” ou pneumotórax aberto, ocorre o equilíbrio imediato entre as pressões atmosférica e intratorácica.

III – A traumatopneia é normalmente observada em caso de pneumotórax hipertensivo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis