Questões sobre Endoscopia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endoscopia

Um paciente de 74 anos de idade, tabagista ativo, previamente pedreiro, que apresenta DPOC em tratamento com broncodilatatores (última função pulmonar há um ano), está assintomático no momento e sem exacerbações recentes, com diagnóstico, por meio de punção transtorácica, de carcinoma epidermoide de 3,1 cm x 2,7 cm em lobo superior esquerdo; há dúvida quanto à possibilidade de invasão da cissura. Estadiamento sistêmico com PET-CT e RNM de crânio e mediastinoscopia negativos. Indica-se a realização de lobectomia superior esquerda e linfadenectomia com vistas a tratamento curativo. Solicitam-se novos exames de função pulmonar pré-operatórios:

 Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Foi bem indicada a realização de ergoespirometria nesse paciente, pois a difusão pulmonar pós-operatória prevista será menor que 30%.

Uma paciente de 40 anos de idade procura emergência médica com dor abdominal em andar superior de abdome, de forte intensidade, em barra, inédita, iniciada há cerca de uma hora, associado a vômitos. Refere ingesta prévia de comida gordurosa. Nega etilismo, tabagismo, tem sobrepeso e dislipidemia não tratada. Ao exame físico, verificam-se PA = 120 mmHg x 80 mmHg, FC = 75 bpm, saturação de O2 = 95% em ar ambiente, AR e ACV normais, abdome com tensão voluntária a palpação superficial, sem possibilidade de palpar vísceras. Nos exames laboratoriais, evidenciam-se hiperamilasemia (5.000 UI/mL) e ecografia de abdome superior com colelitíase e coledocolitíase.

Com base no caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) está indicado nesse caso, para desobstrução de vias biliares e melhora da pancreatite.

Um paciente de 30 anos de idade, com historico de febre, dor abdominal em hipocôndrio direito e fadiga, associado a icterícia desde a adolescência, refere crises de uma a duas vezes ao ano, com alterações de enzimas hepáticas, porém sem diagnóstico etiológico. Apresenta ainda uma diarreia crônica com muco e perda de peso sem investigação. Na investigação do hepatologista, verificam-se transaminases três vezes acima do normal, fosfatase alcalina e gamaglutamil transferase dez vezes acima, bilirrubinas aumentadas com predomínio de direta. Ecografia de abdome evidenciou dilatação de vias biliares, sem cálculos. Foram observados autoanticorpos com antimúsculo liso positivo 1/240, hipergamaglobulinemia. Houve a suspeita de colangite esclerosante primária (CEP).

Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Na ecografia, o achado de dilatação de vias biliares sem cálculos já permite concluir, juntamente com quadro clínico e antimúsculo liso positivo, que se trata de CEP.

Quanto a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Os achados de ginecomastia, eritema palmar e aranhas vasculares em tronco corroboram o diagnóstico de ascite secundária à cirrose hepática.

Quanto a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tratamento desse paciente envolve dieta hipossódica e uso de diuréticos, como espironolactona e furosemida.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis