Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Neurossífilis pode ter muitas manifestações no sistema nervoso central. Sobre a neurossífilis, pode-se afirmar que: 
I. A sífilis meningovascular é uma das possíveis manifestações. II. Tabes dorsalis é um quadro associado à neurossífilis. III. O uso de penicilina benzatina trata todas as manifestações da sífilis no sistema nervoso central, inclusive auxiliando no quadro demencial.
Quais estão corretas? 

Uma paciente de 47 anos vem à emergência devido à cefaleia de forte intensidade, confusão mental associada à febre alta e sinais de irritação meníngea. Ressonância magnética de encéfalo com contraste evidencia alterações em lobos temporais mesiais e exame de líquor apresenta: Leucócitos: 320 cel/campo (93% linfócitos, 7% neutrófilos); Hemácias: 4 cel/campo; Proteína 73mg/dl e glicose: 68mg/dl (HGT realizado na hora da punção 104mg/dl). O quadro é compatível com:

#Questão 931409 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina Intensiva Pediátrica)

Criança, 10 anos, interna na UTIP para monitorização e seguimento de tratamento para dengue severa, no 3º dia de sintomas, hoje afebril, mas com rebaixamento de sensório e palidez intensa, o que motivou a consulta de emergência. Está em coma, em ventilação invasiva, hipervolêmica pós-expansões cristaloides realizadas na admissão e sem sinais de sangramento. Hemograma com leucopenia, aumento de hematócrito e plaquetopenia de 90.000/mm3. Sobre esse caso clínico, é correto afirmar que:

#Questão 931503 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina de Emergência - UPA)

Em relação à Dengue, analise as assertivas abaixo:
I. Em caso de evolução com choque refratário à hidratação com solução isotônica e hematócrito em elevação, está indicado o uso de solução de albumina ou coloide sintético.
II. É considerado um caso suspeito de dengue segundo o Ministério da Saúde: relato de febre, usualmente entre dois e sete dias de duração, e duas ou mais das seguintes manifestações: náusea, vômitos; exantema; mialgia, artralgia; cefaleia, dor retro-orbital; petéquias; prova do laço positiva e leucopenia.
III. Nos pacientes sem sinais de alarme, sem comorbidades, condição clínica especial ou risco social, sem sangramento espontâneo e prova do laço negativo, é obrigatório a realização de hemograma para classificação entre grupo A ou B.
IV. Os critérios de alta para os pacientes inicialmente classificados como grupo C são: estabilização hemodinâmica durante 48 horas; ausência de febre por 24 horas; melhora visível do quadro clínico; hematócrito normal e estável por 24 horas; plaquetas em elevação.
Quais estão corretas? 

Um homem de 52 anos, negro, diabético, tem diagnóstico de i n f e c ç ã o p e l o H IV h á 1 5 a n o s , e s t á e m u s o d e tenofovir+lamivudina e dolutegravir, evoluindo com oligonaúria e queda da taxa de filtração glomerular. Portanto, diante desse contexto, a conduta mais adequada seria:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis