Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os sintomas da teníase nos primeiros dias estão mais relacionados com a redução da coordenação motora, afetando inclusive o sistema muscular. Nos músculos, essa doença causa instabilidade, rigidez dos membros, anormalidade ao caminhar, contrações musculares rítmicas, dificuldade com movimentos corporais, dificuldade para caminhar, movimento corporal lento, movimentos involuntários, músculos rígidos, rigidez muscular ou andar arrastado lento.


II. Alterações do apetite, febre, dor na face e aumento do volume das glândulas salivares (tornando-se visíveis a olho nu) são os principais sintomas da teníase. O tratamento dessa doença visa ao alívio dos sintomas e a recuperação leva cerca de duas semanas. Essa infecção pode ser prevenida pela vacina tríplice viral e seus sintomas podem tornar-se mais brandos em indivíduos com uma alimentação saudável.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.


II. Com relação à cognição, o paciente com ancilostomíase costuma apresentar declínio mental, dificuldade em pensar e compreender, confusão durante a noite, confusão mental, delírio, desorientação, esquecimento, invenção de coisas, dificuldade de concentração, incapacidade de fazer cálculos simples e incapacidade de reconhecer coisas comuns ou perda de memória recente.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A primeira fase da infecção pelo HIV (infecção aguda) é o tempo para o surgimento de sinais e sintomas inespecíficos da doença, que ocorrem entre a primeira e terceira semana após a infecção. A fase seguinte (infecção assintomática) pode durar anos, até o aparecimento de infecções oportunistas (tuberculose, neurotoxoplasmose, neurocriptococose) e algumas neoplasias (linfomas não Hodgkin e sarcoma de Kaposi). A presença desses eventos define a AIDS.


II. O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Para que a primo-infecção ocorra, é necessário que ele chegue aos alvéolos. Se não alcançar os pulmões, nada acontece. A partir dos alvéolos, porém, o bacilo pode invadir a corrente linfática e alcançar os gânglios (linfonodos), órgãos de defesa do organismo.


III. Defecar em locais inapropriados, ter contato com animais infectados, ser picado por um mosquito portador do vírus causador da doença e consumir água ou alimentos contaminados são formas de contaminação e causa da ascaridíase. Os sintomas dessa doença incluem edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; e hiperemia.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. A insuficiência renal aguda (IRA) pré-renal não está relacionada à hipotensão arterial e nem à hipovolemia (hemorragias, diarreias, queimaduras).

II. O termo “bronquite” refere-se a uma inflamação dos brônquios, a qual se apresenta sempre na forma crônica, independentemente da duração ou do agravamento das crises e dos sintomas.

III. Se houver lesões suspeitas de hanseníase dimorfa e o diagnóstico clínico não puder ser confirmado por meio do exame dermatoneurológico, a coleta da baciloscopia deve ser feita, preferencialmente, na borda da(s) lesão(ões) de pele suspeita(s), e na(s) mais infiltrada(s). Pode ser coletado material também dos lóbulos das orelhas e dos cotovelos, quando não houver lesões de pele visíveis. Havendo lesões visíveis, sempre uma lesão de pele, pelo menos, deve ser representada.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. NS1 é um teste qualitativo e uma ferramenta diagnóstica da dengue que é usado na detecção da antigenemia NS1 da dengue, pela técnica Elisa de captura. Esse teste auxilia no diagnóstico sorológico da doença, a partir de amostras colhidas principalmente até o terceiro dia do início dos sintomas, embora o ideal é que a amostra seja colhida no primeiro dia dos sintomas, o que, muitas vezes, permite a liberação do resultado antes do momento da defervescência da febre. Seu desempenho é equivalente ao do RT-PCR, embora não permita a identificação do sorotipo.

II. A asma brônquica é uma doença inflamatória crônica do sistema digestivo caracterizada por hiperresponsividade e limitação ao fluxo intestinal, reversível espontaneamente ou com tratamento, que se manifesta mais comumente por dispneia, tosse e sibilância.

III. Os objetivos do tratamento da asma são, entre outros, manter a melhor função pulmonar possível, causar crises, idas a serviços de emergências e hospitalizações e aumentar a necessidade do uso de broncodilatador para alívio.

Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis