Questões sobre Distúrbios Nutricionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Distúrbios Nutricionais

A cetoacidose diabética é definida como uma grave alteração metabólica, caracterizada pela tríade de hiperglicemia persistente, acidose metabólica e hipercetonemia associada à cetonúria. Ocorre frequentemente em pacientes com diabetes que possuem quantidade insuficiente de insulina, rotineiramente pacientes diabéticos não diagnosticados ou que sofreram omissão de terapia insulínica. É correto afirmar sobre a cetoacidose diabética (CAD):

Em relação ao diabetes mellitus (DM), julgues as afirmativas abaixo:
I.O DM2 é o tipo mais comum. Está frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento.
II.O DM2 é mais comum em crianças e adolescentes. Apresenta deficiência grave de insulina devido a destruição das células ß, associada à autoimunidade.
III.O DM1 apresenta frequentemente características clínicas associadas à resistência à insulina, como acantose nigricans e hipertrigliceridemia.
IV.Na DM1 a apresentação clínica é abrupta, com propensão à cetose e cetoacidose, com necessidade de insulinoterapia plena desde o diagnóstico ou após curto período.

Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?

A síndrome metabólica é um conjunto de características e fatores de risco que aumentam o risco de doença cardiovascular.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, para a definição de síndrome metabólica, é preciso ter diabetes tipo 2, glicemia de jejum entre 101-125 mg/dL, intolerância à glicose ou resistência insulínica associada a 2 ou mais dos critérios listados na alternativa:

De acordo com a Diretriz Oficial da Sociedade Brasileiras de Diabetes/2022, em um paciente adulto, recém diagnosticado com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) o primeiro rastreamento da doença renal do diabetes é recomendado

A glicemia plasmática de jejum e a hemoglobina glicada (HbA1c), são testes laboratoriais utilizados para o diagnóstico do diabetes mellitus. Ambos apresentam limitações metodológicas. Dentre as condições clínicas que determinam inconsistências na determinação da hemoglobina glicada, analise as opções a seguir:

I. Hemoglobinopatias
II. Uso de antiretrovirais
III. Deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase

Está correto o que se afirme em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis