Questões sobre Cirurgia Pediátrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia Pediátrica

Cada um dos itens a seguir apresenta um caso clínico seguido de uma assertiva a ser julgada. Julgue-os quanto à correção do diagnóstico apresentado. Criança com 4 semanas de vida apresentava havia cerca de uma semana vômitos não biliosos após mamar. A mãe relatou que, após vomitar, a criança volta a mamar e vomita novamente. À avaliação, apresentava sinais de desidratação e icterícia. A palpação do abdome revelou massa de consistência cartilaginosa arredondada em hipocôndrio direito. Nesse caso, a hipótese diagnóstica é de estenose hipertrófica de piloro, decorrendo a icterícia da deficiência de glucoroniltransferase causada pela desnutrição ocasionada pela obstrução pilórica.

Cada um dos itens a seguir apresenta um caso clínico seguido de uma assertiva a ser julgada. Julgue-os quanto à correção do diagnóstico apresentado. Recém-nascido com 4 dias de vida apresenta distensão abdominal, sem eliminação de fezes até o momento, além de vômitos. A inspeção perineal foi normal e, ao toque retal, observou-se saída de fezes e gás, sob pressão. Nesse caso, são diagnósticos possíveis a doença de Hirschsprung e a síndrome da rolha meconial.

Cada um dos itens a seguir apresenta um caso clínico seguido de uma assertiva a ser julgada. Julgue-os quanto à correção do diagnóstico apresentado. Durante investigação de criança com 2 anos de idade com quadro infeccioso pulmonar de repetição, realizaram-se diversas radiografias do tórax, que mostraram hipotransparência no terço posterior e inferior do hemotórax esquerdo. À angiotomografia do tórax, apresentava, na mesma topografia da radiografia, opacidade arredondada com suprimento artério-sanguíneo proveniente da artéria aorta descendente. Nesse caso, o quadro clínico é compatível com sequestro pulmonar, cujo tipo mais frequentemente associado a quadros clínicos infecciosos é o extralobar.

Cada um dos itens a seguir apresenta um caso clínico seguido de uma assertiva a ser julgada. Julgue-os quanto à correção do diagnóstico apresentado. Paciente nascido com 30 semanas de gestação, com 1 kg, evacuou ao nascer e aceitou dieta (leite materno e fórmula). O ecocardiograma mostrou persistência do canal arterial. No décimo dia de internação, apresentou distensão abdominal, enterorragia e discreta hiperemia abdominal. Ao exame, observaram-se taquicardia, palidez cutâneo-mucosa. Abdome com hiperemia difusa e dor a palpação, sem sinais de irritação peritoneal. Hemograma evidenciou leucopenia e plaquetopenia e a radiografia de abdome, pneumatose intestinal. Nesse caso, o diagnóstico é de enterocolite necrosante, classificação III B de Bell et al.

Julgue os itens subsequentes, relativos a cirurgia do baço e do sistema porta, anomalias congênitas do intestino delgado e apendicite na criança. A síndrome de Budd-Chiari pode ter como causa a trombose da veia cava inferior decorrente de posicionamento incorreto de cateter venoso na veia cava inferior ao nível das veias supra-hepáticas para infusão de nutrição parenteral.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis