Questões sobre Cirurgia do Aparelho Digestivo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia do Aparelho Digestivo

Um paciente de 42 anos de idade, vítima de queimadura de segundo grau após explosão de um botijão de gás na cozinha, chegou ao pronto-socorro ansioso, agitado, um pouco taquicárdico, referindo muita dor e com discreta rouquidão, mas negando dificuldade respiratória. Apresentava áreas de hiperemia, edema e algumas bolhas distribuídas pela face, pelo tronco e pelos membros superiores. Tinha chamuscamento de sobrancelhas e cílios.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Um paciente, vítima de acidente de carro x anteparo, apresenta fratura de duas costelas, sem hemo ou pneumotórax, e alargamento de mediastino ao raio-X, sem evidência de lesão abdominal, mas com traço simples de fratura de tíbia direita. Hemodinamicamente normal. Realizou angiotomografia de tórax, que revelou lesão de aorta grau II a 3 cm da emergência da artéria subclávia.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Um paciente, vítima de espancamento, encontra-se consciente, mas com hálito etílico, gemente e agitado. Apresenta ferimento cortocontuso pequeno em região frontal, hematomas em parede anterior do tórax, com dor à palpação, pequeno enfisema de TCSC na parede lateral D do tórax, MV+ bilateralmente, FR de 26 ipm, saturação de hemoglobina por oxigênio de 93% em ar ambiente e FC de 98 bpm. Raio-X de tórax mostrou hemo ou pneumotórax ausente, mediastino superior medindo 6 cm transversalmente e fraturas de três costelas à D. FAST (ultrassonografia abdominal na sala de trauma) não disponível. Os demais exames clínicos estavam normais, exceto por algumas escoriações em extremidades, sem evidência de fraturas.

Nesse caso hipotético, a melhor conduta de imediato será

Um paciente, vítima de acidente moto x carro, apresenta fratura de úmero à esquerda e lesão esplênica grau IV (classificação da AAST) com moderada quantidade de líquido periesplênico e goteira parietocólica E, sem sangramento ativo (“blush”) à TC de abdome. Está consciente, hemodinamicamente normal, referindo desconforto à palpação de hipocôndrio e flanco esquerdo, mas sem peritonite. O raio-X de tórax está normal. Foi indicada arteriografia, que não mostrou sangramento ativo, mas identificou imagens de pseudoaneurismas.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Sete dias após uma colectomia esquerda com anastomose primária devido a uma neoplasia de cólon descendente, uma paciente de 67 anos de idade apresenta febre e dor abdominal há um dia. Aceitou a dieta e teve dois episódios de evacuação líquida neste período. Encontra-se em bom estado geral, descorada +/4+, hidratada e com abdome plano, flácido e pouco doloroso à palpação profunda de fossa ilíaca esquerda. Realizou uma tomografia de abdome, que mostrou uma coleção de 3,5 x 2,5 cm na região pélvica. Apresentou hemograma com 12.000 leucócitos (normal até 10.000) e proteína c-reativa de 6,7 mg/dL (normal até 1).

Nesse caso hipotético, a melhor conduta para a paciente será o(a)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis