Questões sobre Cirurgia do Aparelho Digestivo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia do Aparelho Digestivo

Um paciente de sessenta anos de idade, hipertenso controlado, foi submetido à cirurgia eletiva de retossigmoidectomia convencional por adenocarcinoma de reto alto não obstrutivo. A anastomose foi mecânica término‐terminal colorretal, localizada a 4 cm da borda anal. Foi realizada manobra do borracheiro negativa, sendo drenada a cavidade com dreno túbulo‐laminar. No sexto dia de pós‐operatório, após a primeira evacuação, o dreno apresentou aspecto fecaloide e o paciente evoluiu com dor abdominal, distensão, descompressão brusca positiva, FC de 110 e PA de 100 x 60 mmHg. Foi indicada a reoperação. No intraoperatório, foram evidenciadas deiscência de 1 cm da anastomose e pequena quantidade de secreção fecaloide na pelve. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta após a lavagem da cavidade e a drenagem efetiva de pelve.

Uma paciente com 37 anos de idade foi submetida ao tratamento da doença hemorroidária. Após a raquianestesia, foi evidenciada doença hemorroidária grau IV, volumosa e irredutível nas posições clássicas. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a melhor técnica operatória.

A escolha do antibiótico para profilaxia da infecção do sítio cirúrgico (ISC) leva em consideração fatores de risco e conhecimento acerca do patógeno, sendo que a primeira opção deve ser um antimicrobiano de maior eficácia, com espectro de ação mais estreito. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

Uma paciente com 47 anos de idade foi submetida à correção de hérnia inguinal direta à esquerda, por laparoscopia, pela técnica transabdominal pré‐peritoneal (TAPP), apresentando recidiva da hérnia após seis meses. Com relação à melhor conduta nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Julgue os itens a seguir.

I A associação da litíase urinária com diabetes mellitus, síndrome metabólica e obesidade está bem estabelecida, sendo as mulheres mais acometidas.

II A tomografia computadorizada helicoidal sem contraste constitui hoje o padrão‐ouro no diagnóstico de cálculos renais e ureterais e, na sua falta, o ultrassom e o raio‐x simples do abdome são os exames a serem pedidos.

III Está indicado o emprego de alfabloqueadores (terapia expulsiva) em portadores de cálculo ureteral de até 1,5 cm, com dor controlada, sem infecção ou dilatação importante da via excretora, e em não portadores de angina ou com história de acidente vascular cerebral nos últimos seis meses.

IV Admite‐se que a litotripsia extracorpórea (LEOC) está indicada para cálculos de ureter proximal maiores que 1 cm e a ureteroscopia, para os menores de 1 cm, uma vez que os resultados da LEOC melhoram à medida que aumenta o tamanho do cálculo.

V A nefrolitotripsia percutânea (NLPC) é atualmente o método de eleição no tratamento de cálculos renais > 2 cm, de cálculos múltiplos e de cálculos de grande dureza, como os cálculos de cistina, ou ainda nos casos de falha ou contraindicações da LEOC.

Estão certos os itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis