Questões de Medicina do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2023

#Questão 931320 - Medicina, Endocrinologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Endocrinologia e Metabologia Pediátrica)

Considerando crianças com craniofaringiomas, analise as assertivas abaixo:

I. Os efeitos hormonais são consequência do efeito de massa tumoral.

II. O déficit hormonal mais frequente na apresentação é a deficiência de gonadotrofinas.

III. A primeira opção terapêutica é a ressecção cirúrgica completa seguida de radioterapia.

Quais estão corretas?

#Questão 931321 - Medicina, Endocrinologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Endocrinologia e Metabologia Pediátrica)

Em relação aos craniofaringiomas, assinale a alternativa INCORRETA.

O cuidado nutricional é de extrema importância no paciente com fibrose cística e uma abordagem dietética é importante desde o diagnóstico. Considerando isso, analise as assertivas abaixo:
I. A distribuição energética no paciente com fibrose cística é a que segue: 36-40% da energia em forma de lipídeo, 20% da energia em forma de proteína e 40-45% na forma de carboidrato. II. É recomendado que o paciente com fibrose cística receba de 110 a 200% das necessidades energéticas para a idade, a fim de promover adequado ganho de peso. III. A necessidade energética do paciente com fibrose cística varia de acordo com o grau de má absorção intestinal, função pulmonar, inflamação crônica e exacerbações. IV. Triglicerídeos de cadeia média são mais facilmente absorvidos, porém não fornecem todos os ácidos graxos essenciais, sendo o seu uso reservado para pacientes com ressecção intestinal ou colestase.
Quais estão corretas?

#Questão 931323 - Medicina, Clínica Médica Humana, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Nutrologia Pediátrica)

Em relação à terapia nutricional em crianças em cuidados paliativos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O planejamento dietético deve estar voltado para a recuperação ou a manutenção do estado nutricional, o alívio dos sintomas, o bem-estar e o conforto do paciente e do cuidador. ( ) A nutrição exerce papel fundamental nesses pacientes e garantir que o paciente receba dieta – enteral ou parenteral – é de suma importância, mesmo com riscos inerentes associados. ( ) O cálculo das necessidades energéticas, de micronutrientes e de volume para o paciente em cuidados no fim da vida é o mesmo utilizado para a criança criticamente doente. ( ) A terapia nutricional via sonda está indicada nas seguintes condições no paciente sem possibilidade de cura: Impossibilidade de utilização da via oral, ingestão alimentar insuficiente (ingestão oral < 60% das recomendações) num período de 3 a 5 dias consecutivos e sem expectativa de melhora da ingestão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Analise as assertivas abaixo acerca da interação medicamentosa com dieta:
I. Paciente com trombose venosa secundária a uso prolongado de cateter central, em uso de varfarina oral, pode ter o efeito do tratamento alterado pelo consumo de folhas escuras. II. Paciente em tratamento para amigdalite bacteriana com Amoxicilina deve consumir alimentos ricos em cálcio a fim de potencializar a absorção. III. Paciente com epilepsia em uso de fenitoína não deve consumir alimentos ricos em vitamina K, sob risco de intoxicação por altos níveis de fenitoína. IV. Pacientes em anticoagulação com heparina devem ser observados em relação ao consumo de alimentos ricos em cálcio.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis