Questões de Medicina do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2023

#Questão 939981 - Medicina, Gastroenterologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

A esofagite eosinofílica é definida por sintomas de disfunção esofágica, como vômitos, disfagia ou dificuldades de alimentação. Em relação a um paciente com uma biópsia esofágica demonstrando pelo menos 15 eosinófilos/campo de alta potência na ausência de outras condições associada à eosinofilia esofágica, como doença do refluxo gastroesofágico ou acalasia, analise as assertivas abaixo:
I. As terapias atuais incluem bloqueadores do receptor H2 de histamina, corticosteroides orais como prednisolona, terapia dietética com fórmula de aminoácido ou eliminação alimentar empírica e dilatação endoscópica.
II. Lactentes e crianças menores são mais propensas a apresentar sintomas ou sinais inespecíficos, como déficit de crescimento, dificuldades alimentares e vômitos.
III. Em pacientes com esofagite eosinofílica, períodos mais longos de inflamação não tratada estão associados a uma maior prevalência de fibrose esofágica, disfagia e impactação alimentar.
IV. Uma das abordagens dietéticas é a eliminação dos seis grupos de alimentos associados à esofagite eosinofílica: leite, trigo, ovos, soja, amendoim/nozes e peixe/marisco.
V. Os inibidores de bomba de próton (IBPs) são a terapia de escolha para tratamento de esofagite eosinofíllica depois que o tratamento com corticosteroides tópicos ou orais falharam em proporcionar redução do número de eosinófilos na biópsia de esôfago de controle.
Quais estão corretas?

#Questão 939982 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

Embora a fibrose cística (FC) comumente afete as vias aéreas, aproximadamente 10% a 15% dos pacientes com FC apresentam doença hepática associada à fibrose cística. Sobre a doença hepática associada a fibrose cística, analise as assertivas abaixo:
I. A disfunção do Regulador da Condutância Transmembrana na Fibrose Cística (CFTR) tem um efeito significativo na função dos colangiócitos, causando alteração na composição final da bile.
II. Os danos hepatobiliares presentes na doença hepática da FC vão desde colestase até cirrose biliar focal, que pode evoluir para cirrose multilobular.
III. Independentemente do estágio da doença hepática associada à FC, esses pacientes não apresentam hipertensão portal.
IV. A ultrassonografia desempenha um papel significativo no diagnóstico de doença hepática associada à FC e deve ser considerada precocemente, pois auxilia na detecção de esteatose hepática, fibrose biliar focal e da cirrose multilobular.
V. Não há tratamento disponível que tenha se mostrado eficaz ou que retarde a progressão da doença hepática associada à fibrose cística.
Quais estão corretas?

#Questão 939983 - Medicina, Gastroenterologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

As doenças de armazenamento de glicogênio (GSD) são uma coleção de distúrbios metabólicos hereditários causada por variantes patogênicas nos genes que codificam proteínas envolvidas no glicogênio síntese, glicogenólise e/ou gliconeogênese. A doença de armazenamento de glicogênio tipo I, também conhecida como doença de von Gierke, é um erro inato do metabolismo dos carboidratos. Sobre essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 939984 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

Sobre galactosemia, analise as assertivas abaixo:
I. O recém-nascido com galactosemia pode nascer assintomático, mas evolui com icterícia, vômitos, diarreia e não ganha peso.
II. A enzima deficiente na galactosemia clássica é galactose 1 fosfato uridil transferase.
III. A galactosemia é uma doença de herança autossômica dominante.
IV. O tratamento da galactosemia é com fórmulas de aminoácido ou leite materno.
Quais estão corretas? 

#Questão 939985 - Medicina, Gastroenterologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Gastroenterologia Pediátrica)

A insuficiência hepática aguda (IHA), embora incomum na população, é uma causa importante de mortalidade. Cerca de 12,5% de todos os transplantes de fígado em crianças são realizados para IHA. Sobre IHA em pediatria, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis