Questões de Medicina do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2023

Os estomas fazem parte da rotina do cirurgião e são realizados na tentativa de melhora a sobrevida dos pacientes. Eles podem ser feitos em diversos seguimentos do intestino e cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, além da possibilidade de complicações. Assinale a alternativa que apresenta uma complicação precoce e uma tardia respectivamente.

Quanto a vascularização do cólon, assinale a alternativa correta.

A região anorretal foi descrita anatomicamente em 1953, mas seus conceitos sofreram mudanças graças aos avanços tecnológicos na área da saúde, em conjunto com as observações feitas pelos cirurgiões e endoscopistas da área. Sobre a região anorretal, analise as seguintes afirmativas:
I. Embriologicamente, tem sua origem em dois diferentes folhetos embrionários, sendo o reto formado pela ectoderme, e o canal anal pela endoderme. II. Em grande parte da população, o reto possui três curvaturas: as válvulas de Houston. As válvulas a superior e inferior estão localizadas a direita e a válvula do meio está localizada a esquerda do reto. Esta última corresponde anatomicamente a reflexão peritoneal. III. O canal anal cirúrgico tem seu limite superior no anel anorretal enquanto o canal anal anatômico delimita-se superiormente na linha pectínea. IV. Biópsia de reto realizada abaixo da linha pectínea com ausência de células ganglionares é considerada normal.
Assinale a alternativa correta.

Dentre as artropatias microcristalinas, a doença por deposição de cristais de pirofosfato de cálcio (DPFC) se caracteriza por apresentar um espectro clínico amplo, podendo mimetizar outras condições, motivo pelo qual é necessário um alto grau de suspeição para a sua correta identificação. Pode ocorrer de forma idiopática, porém, principalmente em indivíduos jovens, pode estar associada a outras patologias endócrinas e metabólicas. Assinale a alternativa contendo a patologia que não se associa à DPFC.

Mulher de 22 anos é encaminhada pelo ortopedista para avaliação com a reumatologia por quadro lombalgia crônica há 1 ano, sem melhora. Relata dor predominante em região lombar baixa e nádegas, pior à noite, despertando-a do sono, com melhora após se levantar e caminhar, porém com sensação de rigidez durante toda a manhã. Ao ser indagada relatou episódios prévios de “tendinites” em ombros e cotoloves, e fasceíte plantar à direita, recorrentes porém com melhora durante uso de antiinflamatórios, sem outras comorbidades. Nuligesta, parceiro sexual único sem uso de preservativos, apresenta quadros recorrentes de corrimento vaginal e dispareunia. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis