Questões de Medicina do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2023

Paciente de 22 anos, com diagnóstico de retocolite ulcerativa, apresentou piora dos sintomas e foi submetido a colonoscopia de controle previamente ao ajuste do tratamento na qual observou-se presença de eritema e erosões que se estendiam do reto até o cólon direito, sem presença de sangramentos ou ulcerações. Com estes achados, assinale a alternativa que apresenta qual é a classificação endoscópica da doença deste paciente.

Nas doenças inflamatórias intestinais (DII), a calprotectina fecal é um marcador inflamatório que pode ajudar a diferenciar entre as DII e a síndrome do intestino irritável. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os níveis de calprotectina fecal, seus significados e as condutas a serem tomadas.

Homem de 62 anos apresenta dor abdominal há 3 dias, em fossa ilíaca esquerda (FIE), associada a febre baixa (37,5ºC) e hiporexia. Nega náuseas ou vômitos. Exame físico: dados vitais normais, abdome levemente distendido, depressivel, com dor a palpação de FIE. Exames laboratoriais: Hb 10,1g/dL, leucocitos 13.000 com 10% de bastões. TC de abdome: processo inflamatório em sigmóide, com borramento da gordura adjacente e abscesso pericólico. Assinale a alternativa que apresenta a classificação de Hinchey e a conduta adequada.  

Mulher 50 anos, constipada crônica, iniciou quadro de enterorragia de moderado volume há 2 dias, com piora do quadro hoje. Nega perda ponderal nos últimos meses. Exame físico: FC 135 bpm, PA 60/40mmHG, pálida e sudoreica. Exames laboratoriais: Hb 7,5g/dL, Ht 22%. Anuscopia e toque retal sem alterações. Realizado manejo clínico na emergência com estabilidade clínica após expansão com solução salina e 3 concentrados de hemácias. Assinale a alternativa que apresenta qual é a conduta mais indicada neste momento.

Homem de 44 anos, obeso, apresenta sangramento evacuatório de moderada quantidade e após evacuar nota presença de uma nodulação, que consegue reduzir manualmente. Relata que evacua a cada 2 dias, com fezes de consistência Bristol 2 e faz uso esporádico de bisacodil. Os sintomas antes ocorriam duas a três vezes no mês, mas se tornaram diários nas últimas 3 semanas. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da doença e o tratamento melhor indicado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis