Questões de Medicina do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2023

Paciente com diagnóstico prévio de insuficiência cardíaca por valvopatia aórtica, portador de prótese metálica, é submetido à nova troca valvar aórtica por endocardite infecciosa. No segundo dia pós-operatório, o paciente apresentase com náuseas, vômitos, acidose metabólica e desorientação, com hiponatremia e níveis glicêmicos normais, que são inicialmente atribuídas a possível infecção associada. Durante o pré-operatório, qual das seguintes drogas deveria ter sido suspensa e que pode ser a responsável pelo quadro clínico do paciente?

Paciente de 40 anos, com diagnóstico prévio de febre reumática, internado com quadro de insuficiência cardíaca congestiva. Exame físico com sinais de disfunção do ventrículo esquerdo e direito. O ecocardiograma mostra estenose mitral severa, com insuficiência mitral também importante, com fração de ejeção de 40%, além de insuficiência tricúspide moderada, com anel tricúspide de 46mm. Qual a conduta indicada para esse caso?

Paciente de 45 anos, tabagista, chega à emergência com precordialgia típica, iniciada há 4 horas. Eletrocardiograma mostrando supra desnivelamento do segmento ST inferior. Ao exame físico, paciente bradicárdico, com pressão arterial de 70 x 40 mmHG, e sinais de baixa perfusão sistêmica. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

Paciente em atendimento ambulatorial, de 55 anos, hipertenso, diabético, refere que perdeu o seguimento com seu médico, que há 2 anos não vai a nenhum tipo de consulta de rotina. Sem antecedente anterior de doença cardiovascular significativa. Faz uso de hidroclorotiazida 25mg/dia , aspirina 100mg/dia e glimepirida 2mg/dia. Ao exame físico, ausculta pulmonar normal, bulhas normofonéticas, pressão arterial de 190 x 110 mmhg. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

Os sistemas de informação em saúde (SIS) devem contribuir para a melhoria da qualidade e da produtividade da assistência de saúde, possibilitando a realização de pesquisas e atividades de ensino. A gestão da informação possibilita que os profissionais de saúde desempenhem as atividades com efetividade e eficiência, integrando a informação, facilitando a comunicação, coordenando as ações entre os múltiplos membros das equipes, fornecendo meios para apoio financeiro e administrativo (BITTAR, 2018). O SIH disponibiliza informações das internações efetuadas por meio da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e coleta mais de 50 variáveis relativas às internações como: identificação e qualificação do paciente, procedimentos, exames e atos médicos realizados, diagnóstico, motivo da alta, valores devidos etc (BRASIL, 2016).
Considerando a importância do Sistema de Informação de Internações Hospitalares – SIH para a Auditoria no SUS, analise os itens abaixo:
I. Tem como objeto de registro as internações financiadas pelo SUS
II.
É utilizado para identificação de perfil de morbidade e mortalidade hospitalar no SUS.  III. Dispõe de dado referente à estrutura da unidade hospitalar.  IV. Fornece todas as informações das condições de nascimento hospitalar. 
Assinale a alternativa CORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis