Questões de Medicina do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2023

#Questão 931405 - Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina Intensiva Pediátrica)

Dentre as infecções na criança gravemente enferma, a candidemia deve ser aventada durante a sepse e, apesar de as espécies albicans serem prevalentes, as não albicans, quando presentes, tornam o manejo mais desafiador. Assim, dentre os antifúngicos citados abaixo, o de escolha para cobertura de todas as espécies de Candida é: 

#Questão 931406 - Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina Intensiva Pediátrica)

Criança, 12 meses, não imunizada adequadamente contra os sorotipos de meningococos, dá entrada na emergência comatoso, movimentos de gasping e com sinais de choque. Durante a intubação, a via aérea se torna difícil pela grande quantidade de secreção traqueal sanguinolenta. Na pele, lesões purpúricas predominando equimoses e sufusões. Após a estabilização inicial, confirma-se a hipótese de meningococcemia com Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) confirmada laboratorialmente. Nesse momento, a melhor opção terapêutica para reverter a CIVD é: 

#Questão 931407 - Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina Intensiva Pediátrica)

A síndrome do choque tóxico em pediatria necessita, no seu tratamento, além de agente antimicrobiano antiestafilocócico (Oxacilina ou Vancomicina), a associação de outro agente que suprima a síntese proteica bacteriana. Qual o antimicrobiano que representa essa função sinergística com Oxacilina ou Vancomicina? 

#Questão 931408 - Medicina, Hematologia na Patologia Clínica, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina Intensiva Pediátrica)

Lactente, 11 meses, há 14 dias com sintomas gripais, na triagem do painel viral respiratório, na ocasião, evidenciou-se presença de SARS-CoV, melhora após 5 dias. Hoje inicia com desconforto respiratório, distensão abdominal, vômitos e rash generalizado. Está febril há 5 dias, e ao exame físico possui conjuntivite bilateral não purulenta, normotenso, taquicardico, taquipneico, bons pulsos sem evidência de sítio infeccioso, traz exames coletados há 12h em outro serviço que evidencia leucopenia no hemograma e aumento de PCR. Sobre esse quadro clínico atual, é correto afirmar que: 

#Questão 931409 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Medicina Intensiva Pediátrica)

Criança, 10 anos, interna na UTIP para monitorização e seguimento de tratamento para dengue severa, no 3º dia de sintomas, hoje afebril, mas com rebaixamento de sensório e palidez intensa, o que motivou a consulta de emergência. Está em coma, em ventilação invasiva, hipervolêmica pós-expansões cristaloides realizadas na admissão e sem sinais de sangramento. Hemograma com leucopenia, aumento de hematócrito e plaquetopenia de 90.000/mm3. Sobre esse caso clínico, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis