Questões de Medicina do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2023

Os quadros demenciais vêm aumentando sua incidência com o aumento da expectativa de vida da população. O correto diagnóstico dos diferentes tipos de demências é de fundamental importância para seu adequado manejo. Sobre demências, pode-se afirmar que:
I. Pacientes com demência frontotemporal apresentam sintomas psiquiátricos, sendo comum agressividade e desinibição. II. A demência vascular apresenta forte associação com fatores de risco cardiovasculares. III. Deficiência de vitamina B12 e sífilis terciária com acometimento do sistema nervoso central são causas reversíveis de quadros demenciais.
Quais estão corretas? 

Uma paciente de 47 anos vem à emergência devido à cefaleia de forte intensidade, confusão mental associada à febre alta e sinais de irritação meníngea. Ressonância magnética de encéfalo com contraste evidencia alterações em lobos temporais mesiais e exame de líquor apresenta: Leucócitos: 320 cel/campo (93% linfócitos, 7% neutrófilos); Hemácias: 4 cel/campo; Proteína 73mg/dl e glicose: 68mg/dl (HGT realizado na hora da punção 104mg/dl). O quadro é compatível com:

Uma mulher de 27 anos, usuária de anticoncepcional combinado e tabagista vem à consulta devido a quadro de trombose venosa cerebral acometendo veia cortical e pequena hemorragia parenquimatosa adjacente a trombose venosa. Após extensa investigação laboratorial, exames de trombofilias não apresentam alterações. Sobre esse caso, analise as seguintes assertivas:
I. O tabagismo em combinação com o método anticoncepcional pode ser a possível causa da trombose venosa cerebral. II. A anticoagulação está contraindicada em função da hemorragia intracraniana. III. Tromboses de veias corticais (assim como as tromboses de seios venosos) podem ser tratadas apenas com analgesia, sem necessidade de anticoagulação.
Quais estão corretas?

A esclerose múltipla (EM) é uma doença neuroimunológica que apresenta diferentes padrões de apresentação e assimetria de distribuição entre homens e mulheres. Sobre a EM, pode-se afirmar que a forma mais comum de apresentação e o sexo mais acometido são, respectivamente:

Um paciente de 70 anos, hipertenso, diabético e com história de fibrilação atrial (em uso irregular de varfarina) vem à emergência com quadro súbito de hemiparesia e hemihipoestesia esquerda (apresentando NIHSS: 9) com início dos sintomas há duas horas. Foi realizada uma tomografia computadorizada de crânio sem contraste que não evidenciou alterações. Sobre esse caso, analise as seguintes assertivas:
I. O uso de agentes trombolíticos deve ser considerado. II. Antes da definição da estratégia de tratamento agudo, é necessária a realização de ressonância magnética de encéfalo ou nova tomografia com contraste. III. O uso de agentes trombolíticos deve ser contraindicado caso o RNI seja maior que 1.7.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis