Questões de Medicina do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2022

Em 2016, o Brasil recebeu a certificação da eliminação do vírus do sarampo. No ano de 2019, após um ano de franca circulação do vírus, o país perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos. O sarampo é uma doença viral aguda e extremamente grave, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade, pessoas desnutridas e imunodeprimidas. A principal medida para evitar a circulação do vírus é a imunização adequada. Uma dose de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses e reforço entre 4 e 6 anos estão indicadas no calendário infantil. 
Para adultos até os 59 anos de idade, assinale a recomendação brasileira atual de vacinação contra sarampo. 

Paciente masculino, 60 anos, histórico de doença renal crônica em tratamento conservador e arritmia com internação recente para implante de marca-passo, que complicou com hematoma na loja, sendo necessário abordagem cirúrgica. Recebeu alta hospitalar há 15 dias. Foi internado com quadro de febre e calafrios há 5 dias. 
Ao exame da admissão apresentava critérios de sepse. Foi realizado ecocardiograma transesofágico que mostrou imagem sugestiva de vegetação em um dos cabos atriais, em torno de 5 mm e nas hemoculturas foram identificadas Candida albicans.
Para o caso, assinale a opção que indica a conduta mais adequada.

Paciente feminino, 55 anos, internada há 15 dias após quadro de descompensação de insuficiência cardíaca. Está em prótese ventilatória há 10 dias e nas últimas 72 horas foi diagnosticada com pneumonia associada à ventilação mecânica e iniciado terapia empírica com cefepime. Após 48 horas de terapia, apresenta melhora clínica e laboratorial evolutiva. Coletado lavado broncoalveolar no dia do diagnóstico que revelou   crescimento de Serratia spp resistente à amoxacilina+clavulanato, cefazolina, cefoxitina, cefotaxima, piperacilina+ tazobactam e ciprofloxacina, e sensível à cefepime, ertapenem, meropenem, amicacina e tigeciclina. 
Para o caso apresentado, com base no resultado do antibiograma, assinale a opção que indica a conduta mais adequada. 

Com relação à resistência microbiana, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
(   ) A resistência à oxacilina em Staphylococcus spp. é originada por alteração no sítio de ação do antimicrobiano. O gene mecA codifica uma nova transpeptidase, denominada PBP2a, que possui baixa afinidade pelos ?-lactâmicos.
(   ) A resistência às polimixinas ocorre por alteração no sítio de ligação, secundária a mutações em genes cromossômicos ou aquisição de genes plasmidiais (mcr). A porção do lipídeo A do lipopolissacarídeo das bactérias Gram-negativas sofre uma redução nas cargas negativas, diminuindo ou impedindo a ligação das polimixinas ao seu alvo, já que são antimicrobianos catiônicos. 
(   ) A modificação/inativação enzimática do antimicrobiano é o principal mecanismo de resistência em bacilos Gramnegativos. Como exemplo, as ?-lactamases de espectro estendido (ESBLs) são capazes de hidrolisar todas as penicilinas, a maioria das cefalosporinas incluindo as de terceira e quarta gerações, com exceção das cefalosporinas de quinta geração e monobactâmicos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Relacione as exposições epidemiológicas aos respectivos agentes etiológicos causadores de pneumonia adquirida na comunidade. 
I. Caça ou exposição a coelhos, raposas, esquilos.
II. Exposição a excremento de roedores, como urina, saliva.
III. Residência ou viagem para o sudeste asiático. 
IV. Exposição a caprinos, bovinos e ovinos e suas secreções. 

(   ) Hantavírus. (   ) Francisella tularensis. (   ) Coxiella Burnetti.  (   ) Paragonimus sp, Burkholderia pseudomallei. 
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis