Questões de Medicina do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2022

A dor abdominal é uma das queixas mais comuns no atendimento pediátrico, seja na emergência ou no acompanhamento ambulatorial. A grande maioria das dores abdominais, nas crianças, são funcionais e se referem a processos benignos, mas podem se relacionar a acometimentos agudos que colocam em risco a vida da criança ou a doenças crônicas que podem ter graves complicações. Além do exame clínico, os exames complementares auxiliam na avaliação clínica. São exames complementares que auxiliam na avaliação da dor abdominal de emergência, exceto:

A epilepsia na infância deve ser investigada, classificada e tratada. Sobre o tratamento da epilepsia na infância, relacione a primeira coluna com a segunda.
Medicamento 
I. Fenobarbital. II. Carbamazepina. III. Fenitoína. IV. Volproato de sódio 
Tratamento
(   ) Dividir a dose diária em duas tomadas, sendo a dose de manutenção de 3-8 mg/kg/dia. 
( ) Diferentes preparações são disponíveis, em geral a dose diária é dividia em 2 a 3 tomadas, após alimentação, sendo a dose de manutenção de 15-30 mg/kg/dia.
(  ) Apenas uma tomada ao dia, sendo recomendado o uso noturno para evitar a sonolência. Iniciar com 2 mg/kg/dia por 2 semanas e se as crises convulsivas persistirem aumentar para 3 mg/kg/dia, podendo chegar até 6 mg/kg/dia.
(  ) Dividir a tomada em, no mínimo, duas vezes ao dia, sempre após a alimentação, sendo a dose de manutenção de 10-30 


Assinale a alternativa com a sequência correta.

Bebê de nove meses chega na consulta com o pediatra apresentando rinorreia, febre moderada, dispneia expiratória com taquipneia (FR > 50-60 cpm), tiragem intercostal, adejo nasal, palidez, leve cianose e taquicardia. A auscultação pulmonar revela tempo expiratório prolongado, roncos, sibilos, fervores dispersos em ambos os hemitóraces. Mãe relata que é a primeira vez que o bebê apresenta esta condição. Diante do quadro clínico apresentado, o pediatra deve pensar em: 

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 meses de idade deve ser administrado à criança o reforço da seguinte vacina: 

No acompanhamento de pessoas em uso de Profilaxia PréExposição ao HIV (PrEP, do inglês Pre-Exposure Prophylaxis) recomenda-se coleta de rotina de exames laboratoriais e seguimento clínico. 
Assinale a opção que apresenta os exames recomendados durante o uso de PrEP. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis