Questões de Medicina do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2020

A preocupação provocada pela epidemia do novo coronavírus na Ásia, já com casos confirmados no continente europeu e americano, alerta para ocorrência de uma pandemia. A forma de transmissão do coronavírus é semelhante à da influenza, ou seja, através de gotículas respiratórias formadas pela fala, espirro ou tosse; ou através da contaminação pessoa a pessoa ou objeto. No nosso meio, a gripe A, há muito preocupa a saúde pública, sendo os estados do Sul e Sudeste os mais afetados por esta virose, principalmente no outono e inverno. Na suspeita diagnostica de caso de gripe A o profissional que atende o paciente deve proceder aos seguintes itens, EXCLUINDO-SE:

As doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no Brasil e no mundo, e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o principal fator de risco. A prevalência de HAS é de 30% da população, mas apenas metade sabe do diagnóstico e, destes, menos de um terço estão com a pressão arterial (PA) controlada. As complicações, advindas da hipertensão, mantêm íntima relação com a falta de controle nos níveis pressóricos e por isso destaca-se como imprescindível a investigação das mesmas no ato da consulta. O AVE, IAM, angina, insuficiência cardíaca e a doença vascular periférica são condições relacionadas a hipertensão. A respeito do tratamento medicamentoso, é INCORRETO afirmar-se:

O aleitamento materno é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido, atendendo não só aspectos nutricionais, como também imunológicos e psicológicos em seu primeiro ano de vida. Algumas situações, entretanto, contraindicam o aleitamento materno, como o exemplo a seguir:

O termo “Prevenção Combinada” remete à conjugação de diferentes ações de prevenção às IST, ao HIV e às hepatites virais e seus fatores associados, relacionada à combinação das três intervenções: biomédica, comportamental e estrutural (marcos legais), aplicadas ao âmbito individual e coletivo. O profissional de saúde, ao atender indivíduo com comportamento sexual de risco, deve seguir as seguintes estratégias, EXCETO:

O diagnóstico de sífilis exige uma correlação entre dados clínicos, resultados de testes laboratoriais, histórico de infecções passadas e investigação de exposição recente. A ocorrência de sífilis neonatal continua sendo importante problema de saúde pública em Santa Catarina. Considera-se tratamento inadequado da gestante com sífilis, com a necessidade de tratamento do recém-nascido, as seguintes situações, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis