Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

#Questão 834317 - Medicina, Neurologia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Neurofisiologia Clínica (Residência Neurologia)

Uma paciente de 30 anos de idade, puérpera, obesa, procura atendimento hospitalar em razão de cefaleia occipital de severa intensidade iniciada há dois dias. Previamente hígida, nega atopias e episódios prévios. Ao exame: Glasgow 15, pupilas isofotorreagentes, sem déficits focais, sem sinais de irritação meningorradicular, frequência cardíaca: 120 bpm, frequência respiratória: 18 ipm e SaO2: 99% em ar ambiente. A paciente realizou tomografia computadorizada sem contraste.

Com base nesse caso clínico e na imagem da tomografia apresentada, julgue os itens a seguir.

Com base no exame neurológico da paciente, a terapêutica cirúrgica não está indicada nesse caso.

Uma paciente de 47 anos de idade, hipertensa, obesa e sedentária, compareceu à consulta ambulatorial de seguimento assintomática e com os seguintes exames: glicemia de jejum = 129 mg/dL; glicemia duas horas após sobrecarga com 75 g de glicose = 212 mg/dL; e hemoglobina glicada = 5,9%.

Com base nessa situação hipotética e nos conceitos médicos a ela associados, julgue os itens de 17 a 25.

Dado o alto risco de complicações infecciosas em pacientes diabéticos, está indicada a atenção especial à vacinação pneumocócica e contra influenza nesse grupo de pacientes.

Quanto às leucemias agudas, julgue os itens de 41 a 44. O sistema nervoso central e os testículos são locais comuns de recidiva da leucemia mieloide aguda.

A doença renal crônica (DRC) decorre da perda progressiva e irreversível da função renal e acarreta múltiplos impactos sistêmicos no organismo. Nesse contexto, julgue os itens de 45 a 50. A glomerulosclerose nodular, conhecida como lesão de Kimmelstiel‐Wilson, é a marca histopatológica típica da DRC secundária à hipertensão arterial sistêmica.

A doença renal crônica (DRC) decorre da perda progressiva e irreversível da função renal e acarreta múltiplos impactos sistêmicos no organismo. Nesse contexto, julgue os itens de 45 a 50. A anorexia nos pacientes com DRC decorre do acúmulo de escórias nitrogenadas e de um maior estado inflamatório sistêmico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis