Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

#Questão 833571 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Considere um paciente de 40 anos de idade, transplantado renal há seis meses, doador cadáver, em uso de prednisona 5 mg, micofenolato sódico 720 mg e tacrolimus 4mg duas vezes por dia. Refere, em consulta de rotina com o nefrologista, que, há três semanas, vem apresentando quadro de astenia, fadiga e aumento de níveis pressóricos, chegando a PA de 160 mmHg x 100 mmHg, aferida em posto de saúde na última semana. Nega febre. Apresenta como comorbidades gota, abuso de anti-inflamatório não esteroide (AINE) e litíase renal. Nos exames realizados há dois meses, apresentava Hb = 14 g/dL, leucócitos = 9.000, plaquetas = 160.000, ureia = 43 mg/dL, creatinina = 0.9 mg/dL, DHL = 420 U/L (VR = 240-480 U/L), ácido úrico = 7.2 mg/dL. Nos exames atuais, apresenta Hb = 9,0 g/dL, leucócitos = 10.000, plaquetas = 85.000, ureia = 99 mg/dL, creatinina= 2,8 mg/dL e DHL = 900 U/L. Ao exame físico, apresenta-se descorado (+2/+4), hidratado, com PA = 170 mmHg x 100 mmHg, ausculta cardíaca e respiratória normais, com FC = 85 bpm, FR = 16 imp e saturação de O2 = 98% em ar ambiente. É internado para investigação de piora de função renal, sendo constatada, nos exames, a presença de esquizócitos em esfregaço sanguíneo, K+ = 5,0 mEq/L, bilirrubinas aumentadas às custas da indireta e haptoglobina reduzida, nível de tacrolimus = 20 ng/dL (VR para transplante renal = 3-10 ng/dL), com proteinúria de 24 horas = 400 mg e EAS com proteinúria 2+ sem demais alterações.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tratamento essencial para PTT é a plasmaférese.

#Questão 833572 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Um paciente de 64 anos idade encontra-se em hemodiálise intermitente três vezes por semana há 12 anos. Apresentou, como doença de base, glomeruloesclerose segmentar e focal. Vem referindo ao nefrologista dor anterolateral de ambos os ombros, que piora no período noturno, em decúbito dorsal. Também refere parestesia em mão contralateral ao membro da fístula arteriovenosa, que piora durante as sessões de hemodiálise e cervicalgia. Foram solicitadas ultrassonografia dos ombros, que evidenciou espessamento do tendão do supraespinhoso, eletroneuromiografia (ENMG), que revelou quadro de alterações compatíveis com síndrome do túnel do carpo, e radiografia cervical, que mostrou estreitamento dos espaços intervertebrais e erosão das lâminas vertebrais terminais sem a formação perceptível de osteófitos ou esclerose.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A amiloidose por β2 microglobulina é mais prevalente em pacientes que realizam hemodiálise em relação a diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD).

#Questão 833573 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Certo paciente de 41 anos de idade procurou atendimento médico em razão de dor recorrente, de moderada intensidade em flanco esquerdo, sem piora com a movimentação. Realizou-se, então, ultrassonografia de abdome, que mostrou a presença de um cisto simples hepático de 0.5 cm e de três cistos simples de 0.5 cm, 0.9 cm e 3.5 cm em cortical de rim esquerdo. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Para controle da dor, optou-se por aspiração do maior cisto renal. Para prevenir que o cisto se refaça, está indicado o uso de agente esclerosante como etanol 95%.

#Questão 833574 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Certo paciente de 41 anos de idade procurou atendimento médico em razão de dor recorrente, de moderada intensidade em flanco esquerdo, sem piora com a movimentação. Realizou-se, então, ultrassonografia de abdome, que mostrou a presença de um cisto simples hepático de 0.5 cm e de três cistos simples de 0.5 cm, 0.9 cm e 3.5 cm em cortical de rim esquerdo. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. A dosagem de ácido úrico é fundamental para o diagnóstico diferencial com a nefropatia juvenil hiperuricêmica familiar.

#Questão 833575 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Certo paciente de 41 anos de idade procurou atendimento médico em razão de dor recorrente, de moderada intensidade em flanco esquerdo, sem piora com a movimentação. Realizou-se, então, ultrassonografia de abdome, que mostrou a presença de um cisto simples hepático de 0.5 cm e de três cistos simples de 0.5 cm, 0.9 cm e 3.5 cm em cortical de rim esquerdo. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Uma das orientações que deve ser dada a esse paciente é de aumentar a ingestão hídrica e a dieta hipossódica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis