Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Sobre a placenta prévia, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) São fatores de risco para placenta prévia: cesárea anterior, curetagem e miomectomia.

( ) Recomenda-se o uso de corticoide entre 24 e 34 semanas em caso de risco de parto prematuro.

( ) O quadro clínico da placenta prévia é caracterizado por sangramento no primeiro trimestre, vermelho vivo, indolor e súbito.

( ) A ultrassonografia confirma o diagnóstico de placenta prévia, sendo que esta não possui associação fisiopatológica com o acretismo placentário.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

O nível de atividade do fator VIII para que um paciente com hemofilia A seja classificado como grave é

Sobre as leucemias agudas, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A leucemia mieloide aguda (LMA) é o tipo mais comum de leucemia aguda em crianças, correspondendo a 90% dos casos nesta faixa etária.

( ) A idade ao diagnóstico é o principal fator prognóstico relacionado ao paciente com LMA, correlacionando-se com a sobrevida global de maneira inversa.

( ) A avaliação da doença residual mínima não é útil em pacientes com leucemia linfoide aguda, visto que o desaparecimento do clone neoplásico não é fator de prognóstico da doença.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

#Questão 831717 - Medicina, Hepatologia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Programa de Residência Médica em Hepatologia (Pré

Um paciente de 24 anos de idade, solteiro, pastor, procura atendimento médico por lentificação de pensamento e salivação há três meses. Alternância do ciclo sono-vigília e lentificação do raciocínio. Refere, também, início de marcha cambaleante e dificuldade de articulação de palavras progressivamente, com perda da capacidade da escrita, com humor depressivo presente. Nega dor, náuseas, vômitos, ascite, icterícia e febre. Perda ponderal de 6 kg em seis meses. Exame físico: PA = 120 mmHg x 80 mmHg; FC = 92 BPM; Sat O 2 = 95% (ar ambiente). Apresenta regular estado geral e encontra-se hipocorado, acianótico, anictérico, consciente, orientado, pouco comunicativo, sonolento. Aparelho respiratório: murmúrio vesicular fisiológico (MVF), sem ruídos adventícios. Aparelho cardiovascular: ritmo cardíaco regular (RCR) 2T, bulhas normofonéticas, sem sopros. Abdome: semigloboso, flácido, simétrico, ruídos hidroaéreos (RHA) presentes, Traube ocupado, fígado e baço não palpáveis, sem massas palpáveis, piparote negativo, doloroso à palpação em hipocôndrio direito, sem irritação peritoneal. Neurológico: marcha cambalente com base alargada, com movimentação repetitiva de deslocamento da cabeça para a esquerda e sem desvio do olhar, salivação excessiva e constante. Exames laboratorias com alteração de enzimas hepáticas, tempo e atividade de protrombina (TAP/INR) alargado, hipoalbuminemia, plaquetopenia, ceruloplasmina baixa e cobre urinário aumentado. Endoscopia Digestiva Alta (EDA): varizes esofágicas de pequeno calibre e gástricas de pequeno calibre. Gastropatia da hipertensão portal. Erosão plana, única, prépilórica. USG de abdome (24/7/12): sinais de hepatopatia crônica com esplenomegalia – fígado de tamanho reduzido, contornos irregulares com aumento da ecogenicidade periportal e ecotextura difusamente heterogênea. Baço de volume aumentado, homogêneo. Não se detecta líquido livre na cavidade abdomi Restrições dietéticas drásticas estão indicadas para esse paciente, como evitar a ingestão de chocolate, crustáceos e feijão.

#Questão 831718 - Medicina, Hepatologia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Programa de Residência Médica em Hepatologia (Pré

Paciente de 30 anos de idade refere ter notado icterícia em esclera há um dia após viagem de carnaval. Relata mal-estar, enjoo, colúria, sem acolia ou prurido. Exames laboratoriais confirmam hepatite aguda por vírus A.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A hepatite A pode levar à hepatite fulminante; por isso a necessidade de internação hospitalar desse paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis