Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

Em relação ao outro texto, considera-se a possibilidade de um transtorno explosivo intermitente. Acerca dos transtornos disruptivos, do descontrole de impulso e da conduta e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. Doenças cerebrais e retardo mental têm sido associados com cleptomania, associando-se a achados como: sinais neurológicos focais, atrofia cortical e ventrículos laterais aumentados.

Considerando a hiperatividade relatada no caso de M. A. B., em relação aos transtornos mentais da infância e da adolescência, julgue os itens a seguir. A clomipramina foi o primeiro antidepressivo estudado no tratamento do TOC na infância, e é o único antidepressivo tricíclico indicado, mas não recomendado como primeira linha, pelos maiores riscos em potencial, quando comparados aos dos ISRS, como sertralina (pelo menos 6 anos), fluoxetina (pelo menos 7 anos) e fluvoxamina (pelo menos 8 anos).

Com base no histórico do paciente M. A. B., e levando em consideração os aspectos civis e criminais possivelmente relacionados ao caso, julgue os itens a seguir. No momento do primeiro surto psicótico, o paciente M. A. B. pode ser considerado plenamente inimputável, caso ele tenha cometido algum ato criminoso.

Com base no histórico do paciente M. A. B., e levando em consideração os aspectos civis e criminais possivelmente relacionados ao caso, julgue os itens a seguir. No ato criminoso, para haver a culpa, sem dolo, deve haver ausência ou prejuízo de consciência do ato, vontade e conhecimento da ilicitude.

#Questão 834293 - Medicina, Clínica Geral, CESPE / CEBRASPE, 2018, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Clínica Médica (Programa: Cancerologia)

Um homem de cinquenta e oito anos de idade deu entrada na emergência com quadro clínico de dor intensa em andar superior do abdome que irradiava para dorso e era acompanhada de náuseas, vômitos e febre não medida com termômetro. Os sintomas iniciaram-se havia dois dias e pioraram nas duas horas anteriores à chegada ao hospital. No exame físico, o paciente apresentou dor à palpação de andar superior do abdome, com defesa muscular e distensão abdominal; murmúrio vesicular abolido na base pulmonar esquerda; FC = 124 bpm; PA = 90 mmHg × 60 mmHg; e Tax = 38,2 C. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: leucócitos = 18.400/mm3 com 7% de bastões; ALT = 178 UI/L; amilase = 230 U/L; lipase = 480 U/L; glicose = 240 mg/dL; triglicérides = 183 mg/dL.

Considerando o caso clínico exposto, julgue os itens subsequentes.

A principal hipótese diagnóstica para a causa da pancreatite aguda nesse paciente é hipertrigliceridemia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis