Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

#Questão 833715 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Certo paciente de 65 anos de idade, etilista pesado, vem apresentando intensa dor abdominal, associada a náuseas e vômitos há oito horas, após nova ingesta alcoólica. É o terceiro episódio abdominal no mesmo mês. Em vista disso, são realizados exames laboratoriais que indicam transaminases hepáticas normais, bilirrubinas normais e lipase cinco vezes maior que o limite superior da normalidade.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A cirurgia de Whipple pode ser empregada para o tratamento da dor, com bons resultados, e tem taxa de morbidade baixa.

#Questão 833716 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Homem de 35 anos de idade estava pilotando uma motocicleta, quando colidiu com um caminhão, demonstrando politraumatismo. A frequência cardíaca e a pressão arterial dele eram, respectivamente, de 150 bpm e de 80 mmHg x 60 mmHg. As auscultas cardíaca e respiratória estavam normais e apresentava abdome em tábua. Diante disso, realizou-se a retirada do paciente de acordo com as normas do suporte avançado de vida no trauma (ATLS), e foram realizadas tomografias de crânio, tórax e abdome total. Na tomografia de crânio, foi revelado hematoma subdural com desvio da linha média superior a 10 mm. No abdome, apresentava lesão hepática grau IV e lesão esplênica grau V. Na tomografia de tórax, não foram encontrados achados sugestivos de trauma.

A respeito desse caso clínico e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Provavelmente o paciente apresentava sinais de irritação peritoneal.

#Questão 833717 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Uma paciente de 62 anos de idade, com histórico de tabagismo (40 anos.maço) e fumante atual, apresenta-se com queixas de dispneia aos esforços há cerca de dois anos, com episódios frequentes de tosse produtiva associada à sibilância. Foi levada ao pronto-socorro várias vezes pelos próprios familiares, sendo comum a prescrição de corticoterapia, salbutamol inalatório e antibioticoterapia nessas ocasiões, gerando melhora significativa do quadro. No momento, não utiliza medicações contínuas. Leva espirometria recente, com índice de Tiffeneau de 65% e VEF1 de 65% do previsto para a idade, o peso e a altura, sem variação significativa após uso de broncodilatador. Na ausculta pulmonar, foram observados roncos, sibilos e estertores crepitantes difusos. Ausculta cardíaca normal, FC de 72 bpm, saturação de oxigênio de 92% em ar ambiente e frequência respiratória de 18 irpm.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Há indicação de oxigenioterapia contínua domiciliar nessa paciente, para redução de sintomas e mortalidade.

#Questão 833718 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Recém-nascido de parto vaginal, prematuro tardio, pequeno para a idade gestacional, Apgar 8 ao primeiro minuto e 10 ao quinto minuto, apresenta, em regiões palmoplantares, lesões cutâneas bolhosas, com áreas de descamação subjacentes, além de esplenomegalia. A gestante não realizou pré-natal.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Não são necessárias medidas preventivas de contato para o paciente, uma vez que essa infecção congênita não se transmite por secreções orgânicas.

#Questão 833719 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Uma menina de 10 anos de idade recebeu diagnóstico de pneumonia bacteriana adquirida na comunidade, em unidade básica de saúde. Foi então iniciado tratamento com amoxicilina, na dose de 50 mg/kg/dia, mas, após três dias de tratamento, a paciente apresentou piora clínica do quadro. Evoluiu com piora da tosse, associada a taquipneia, persistência da febre e dor abdominal, principalmente em hipocôndrio e flanco à direita.

Com relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Dor abdominal na infância é um dos motivos mais frequentes das consultas com o pediatra. É fundamental realizar anamnese e exame físico completos, a fim de pesquisar possíveis diagnósticos diferenciais. Essa pode ser, por exemplo, a primeira manifestação de diabetes tipo 1 na infância e na adolescência.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis