Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

Uma paciente de 24 anos de idade, nuligesta, procura emergência de obstetrícia queixando-se de sangramento vaginal de leve intensidade iniciado há quatro dias, além de dor em baixo ventre de moderada a forte intensidade. Relata ciclos menstruais irregulares, com última menstruação há 45 dias e relações sexuais desprotegidas há três meses. Ao exame físico, apresenta-se normocorada, afebril, com frequência cardíaca de 78 bpm, frequência respiratória de 16 irpm, saturação de oxigênio de 98% e pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg. Ao exame especular, evidencia-se secreção sanguinolenta viva, em discreta quantidade, em fundo de saco vaginal. Ao toque vaginal, apresenta dor à palpação profunda de anexo direito. Realizada ecografia transvaginal, em que são detectadas massa complexa de 2,5 cm em região anexial direita, discreta quantidade de líquido livre em fundo de saco posterior e ausência de saco gestacional intrauterino.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O risco de gestação ectópica aumenta com história de gravidez ectópica prévia, cirurgia tubária, história de infecções sexualmente transmissíveis, tabagismo, fertilização in vitro ou se a paciente estiver grávida apesar do uso de dispositivo intrauterino (DIU).

Uma paciente de 38 anos de idade, gestante G1P0A0, com idade gestacional de 23 semanas, procura o serviço de radiologia para realizar a ecografia obstétrica morfológica de segundo trimestre associada à ecografia transvaginal e dopplerfluxometria fetal solicitada pelo seu médico assistente. Durante a ecografia, foram encontrados: crânio disfórmico, com o osso occipital proeminente (parte traseira e inferior do crânio), micrognatia, orelhas de implantação baixa, cardiopatia, entre outras malformações.

Com base caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Pode ser realizada amniocentese, a fim de coletar uma amostra de líquido amniótico para realizar análise cromossômica fetal, a partir do primeiro trimestre de gestação, embora apresente maior risco de abortamento, sangramento vaginal, amniorrexe e infecção se realizada após de 16 semanas de gestação.

Uma paciente de 19 anos de idade é atendida no consultório médico quatro semanas após seu parto normal, em aleitamento exclusivo e com ausência de sangramento vaginal. Gostaria de iniciar contracepção, pois planeja esperar vários anos antes de ter outro filho.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Mulheres que estão em amamentação exclusiva podem usar contraceptivos orais à base de progesterona isolada, implante subdérmico de levonorgestrel e DIU medicado com levonorgestrel.

Paciente do sexo feminino, de 37 anos de idade, faxineira, quatro filhos, foi atendida no pronto-socorro hospitalar com índice de massa corporal de 32 e histórico de crises dispépticas e cólicas abdominais, localizadas em epigástrio. O quadro clínico evoluiu nas últimas 8 horas com dor forte e contínua no epigástrio e hipocôndrio direito, houve remissão transitória, com o uso de analgésicos orais, e dois episódios de vômitos. No exame físico, apresentava-se ansiosa, hipocorada (+/4+), taquicárdica (90 bpm) e levemente ictérica.

No que tange a esse caso clínico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

Se for constatado que essa paciente é diabética e se ela apresentar, em um exame de imagem, um halo gasoso em torno da vesícula biliar, deve-se indicar cirurgia de urgência.

A respeito de pacientes acometidos por traumas graves, julgue os próximos itens. O tratamento de urgência para um paciente com pneumotórax hipertensivo é a intubação orotraqueal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis