Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

#Questão 833648 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Durante a puericultura, a mãe de um recém-nascido de 10 dias, até então em aleitamento materno exclusivo, queixa-se de dor mamária muito intensa durante a amamentação. Relata que a mamada tem duração aproximada de 30 minutos. Refere que está com fissuras sangrantes e que, por isso, tem oferecido chás para o lactente, em mamadeira. Frequência cardíaca = 120 bpm; frequência respiratória = 46 irpm; e saturação de oxigênio = 100%.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A ingestão de chás nessa faixa etária está associada ao desmame precoce.

#Questão 833649 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 8 anos de idade, previamente hígido, estava no final das férias escolares quando começou a ficar mais recluso e a apresentar dor abdominal mal localizada, associada a enjoos e episódios de encoprese; obteve controle de esfíncteres aos 4 anos de idade. A família procurou atendimento com pediatra e, após anamnese, exame físico e exames complementares, foram afastadas etiologias orgânicas. Frequência cardíaca = 94 bpm; frequência respiratória = 20 irpm; e saturação de oxigênio = 100%.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo e emocional do paciente.

U.M., primigesta, 22 anos de idade, com gestação de oito semanas e três dias, afirma que não comeu nada em uma semana e que o coração se mantém acelerado. Ao exame físico, a paciente apresenta-se moderadamente angustiada, suando levemente, trêmula, com frequência cardíaca de 110 bpm, frequência respiratória de 22 irpm, saturação de oxigênio de 97%, pressão arterial de 130 mmHg x 80 mmHg e tireoide aumentada ao toque. Ela perdeu quase 6% do seu peso em um mês. Não apresenta história de doenças previamente conhecidas, assim como nenhum histórico de problemas de tireoide. Ela não está tomando nenhum medicamento ou polivitamínico. Sua história familiar indica uma irmã que teve hiperêmese gravídica durante duas gestações. Os exames laboratoriais da paciente revelam β-hCG de 75.000 mUI/mL, TSH menor que 0.1 nmol/l, T4 livre e T3 elevados, anticorpo do receptor de TSH positivo (TRAb+) e potássio de 2.5 mEq/dL. A análise urinária revela cetonas.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Embora a paciente U.M. tenha os sinais clássicos de hiperêmese gravídica com base na respectiva perda de peso, cetonúria e hipocalemia, bem como uma história familiar significativa de náuseas e vômitos na gravidez, os sintomas apresentados podem ser atribuídos ao hipertiroidismo.

A paciente J.B., 34 anos de idade, com vida sexual ativa, nuligesta, tem história de dor pélvica há quatro anos, piorada há um ano, presente mais frequentemente no período menstrual. Relata que há oito meses apresenta dispareunia, dor à micção e dor à evacuação no período menstrual. Relata desejo de gestar e está sem uso de método contraceptivo há um ano, tendo relações sexuais a cada dois dias no período fértil, sem sucesso.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Para essa paciente com desejo de gestar, a ressecção ampla das lesões de endometriose é o que mostra melhor resultado no controle da dor e no resgate de fertilidade espontânea, mas ainda há casos de piora pós-operatória.

Uma paciente 28 anos de idade, gestante, com idade gestacional de 14 semanas, procura a emergência de obstetrícia com queixa de febre baixa, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nos músculos e nas articulações, mal-estar geral e dor de cabeça há três dias. Não apresenta doenças conhecidas anteriormente e relata ter estado em Recife recentemente.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Para programar a próxima gestação, após a confirmação diagnóstica de zika vírus, recomenda-se aguardar até seis meses após sinais ou sintomas relacionados à infecção pelo vírus zika, quando o homem foi infectado, e aguardar até oito semanas após sinais ou sintomas relacionados à infecção pelo vírus zika, quando a mulher foi infectada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis