Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

#Questão 833608 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um paciente de 20 anos de idade comparece ao pronto atendimento, no final da tarde, queixando-se de dor abdominal em região periumbilical que se iniciou no dia anterior, após alimentação copiosa no almoço e, no dia corrente, aumentou de intensidade, migrando para fossa ilíaca direita, com náuseas e dois episódios de vômitos. Nega outras queixas. Ao exame do abdome, apresenta dor à descompressão brusca de fossa ilíaca direita e ausência de megalias palpáveis. Os sinais vitais na chegada são pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg, frequência cardíaca de 70 bpm, frequência respiratória de 16 irpm e saturação de O 2 de 100% em ar ambiente. Realizou hemograma com o seguinte resultado: 8.590 leucócitos, sem desvio à esquerda e exame de urina normal. Não há exame de imagem disponível. Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. O exame do abdome do paciente apresenta sinal de Blumberg positivo.

#Questão 833609 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente de 65 anos de idade é atendido no ambulatório com quadro de astenia e inapetência nos últimos três dias. Apresenta história de, há pouco mais de 20 dias, ter terminado uso de antibiótico, de cujo nome ele não se lembra, para sinusite. Agora apresenta febre (38,9 °C); FR = 34 irpm; PA = 84 mmHg x 47mmHg; SatO2 = 91 % em ar ambiente. No exame físico, chama atenção a ausculta com estertores crepitantes, principalmente em bases, mais à direita, e sibilos. O paciente está levemente confuso. Evolui no atendimento com piora no padrão respiratório, com relação P2/OFiO2 = 189 e FC = 124 bpm, e não responde à reposição volêmica inicial, persistindo a instabilidade hemodinâmica.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Uma opção para o tratamento desse paciente é o uso da associação de betalactâmico com quinolona respiratória.

#Questão 833610 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente é atendido em ambulatório de hipertensão com quadro de obesidade (IMC = 32%), fazendo uso de atenolol 50 mg à noite, com FC = 98 bpm; PA = 164 mmHg x 102 mmHg; SatO2 = 98%; e FR = 16 irpm.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Esse paciente com certeza está em estágio 3 de hipertensão arterial, conforme as diretrizes atuais.

#Questão 833611 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente é atendido em ambulatório de hipertensão com quadro de obesidade (IMC = 32%), fazendo uso de atenolol 50 mg à noite, com FC = 98 bpm; PA = 164 mmHg x 102 mmHg; SatO2 = 98%; e FR = 16 irpm.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A associação de terapia não medicamentosa com dois fármacos de classes diferentes em doses baixas pode ser uma opção para esse paciente. Exemplos desses fármacos são bloqueadores da receptação de angiotensina e diuréticos tiazidicos.

#Questão 833612 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Uma paciente 68 anos de idade, fazendo exames para iniciar dieta, comparece a consulta ambulatorial por alteração nos exames, sem queixas ou sintomas. Chamaram a atenção a glicemia de jejum = 198mg/dL e o exame de urina normal com bacteriúria – cultura com Pseudomonas aeruginosa em torno de 100.000 UFC/mL. Ao consultar a internet, ficou assustada e resolveu repetir o exame de urina, que se mostrou semelhante.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tratamento de bacteriúria em mulheres diabéticas reduz complicações oriundas da infecção urinária.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis