Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

Considerando o caso de M. A. B., no prontuário, há dois textos que esse paciente escreveu e que ajudam a entender o caso dele.

Texto 1: “Agonia de plateia mórbida, cólera, palmas seguidas e cabeças idiotas. Gritar, gritar, gritar, ira, odiar, doer, esquecer, vou procurar o doutor. Remédio pra loucura é o mesmo que para raiva?”.

Texto 2: “Escrevo apenas para desabafar. Não sei o que anda acontecendo comigo. Às vezes estou bem, outras vezes sinto vontade de chorar. A tristeza já invadiu o meu coração, que pede por socorro e quer sair dessa solidão”.

De acordo com um dos textos apresentados, suspeita-se de um quadro de depressão maior. No que se refere a esse transtorno e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Aproximadamente de 50% a 75% de todos os pacientes deprimidos têm um comprometimento cognitivo, referido como pseudodemência depressiva, e esses pacientes comumente queixam-se de dificuldade de concentração e de esquecimento.

Em relação ao outro texto, considera-se a possibilidade de um transtorno explosivo intermitente. Acerca dos transtornos disruptivos, do descontrole de impulso e da conduta e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. Para a cleptomania, o tratamento consiste em terapia comportamental, incluindo dessensibilização sistemática, condicionamento aversivo e uma combinação de condicionamento aversivo e contingências sociais alteradas.

Após a estabilização do quadro, M. A. B. conseguiu estudar administração, formou-se e passou a trabalhar como bancário. Também no prontuário, há matéria de um jornal local da cidade onde ele trabalhava relatando as atividades de M. A. B. como o gerente de banco que ajudava projetos sociais. Quanto à infância e à adolescência dele, há relatos de que era hiperativo e tinha ataques de hiperfagia com arrependimento em seguida. Atualmente M. A. B. encontrase com 68 anos de idade e está aposentado.

Levando em conta que, aos 68 anos idade, o paciente M. A. B. é considerado idoso e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

As demências subcorticais (doença de Wilson e hidrocefalia de pressão normal) estão associadas a apraxia de marcha, retardo psicomotor e apatia, enquanto as corticais (doença de Pick e doença de Creutzfeldt-Jakob) frequentemente manifestam afasia, agnosia e apraxia.

Em se tratando de paciente idoso, M. A. B. apresenta risco aumentado para a apresentação de transtornos mentais da velhice.

Com base nessa informação e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A doença de Binswanger caracteriza-se pela presença de diversos e pequenos infartos da matéria branca, que poupam as regiões subcorticais e comprometem a região cortical.

Em se tratando de paciente idoso, M. A. B. apresenta risco aumentado para a apresentação de transtornos mentais da velhice.

Com base nessa informação e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Características da síndrome de Klüver-Bucy são muito mais comuns na doença de Pick do que na doença de Alzheimer.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis