Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

A respeito do caso do paciente M. A. B., sabe-se que, quando foi atendido, ele confirmou que a televisão falava dele em todos os canais e, mesmo com a TV desligada, ouvia toda hora que o chamavam pelo nome. Ao mesmo tempo, referia que tinha estado em Cuba e na União Soviética e que fora vítima de um plano político.

Na hipótese de M. A. B. receber o diagnóstico de esquizofrenia, após anamnese com informações de terceiros, e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Em ambos os sexos, esse transtorno exibe uma distribuição etária bimodal, com um segundo pico ocorrendo na meia-idade, sendo igualmente prevalente e apresentando melhor resultado para mulheres do que para homens.

Levando-se em conta que o paciente M. A. B. apresentou histórico de transtorno dissociativo no passado e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. Uma perturbação aberta, florida e dramática é verificada, e é encontrada naqueles que sofrem trauma agudo extremo, podendo ocorrer alterações de consciência, de personalização, desrealização, estados de transe, regressão espontânea de idade e até amnésia dissociativa anterógrada contínua.

Levando-se em conta que o paciente M. A. B. apresentou histórico de transtorno dissociativo no passado e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. A fuga dissociativa costuma ser tratada com uma psicoterapia eclética, orientada psicodinamicamente, que se concentra em ajudar o paciente a recuperar a memória da identidade e da experiência recente. Nesse caso, a hipnoterapia e as entrevistas facilitadas por fármacos são técnicas adjuntas frequentemente necessárias.

Levando-se em conta que o paciente M. A. B. apresentou histórico de transtorno dissociativo no passado e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. A amnésia localizada corresponde à habilidade de lembrar-se de alguns eventos ocorridos durante um período circunscrito de tempo, mas não de todos.

Segundo o prontuário de M. A. B., após dois meses de tratamento, ele teve remissão da respectiva sintomatologia e criticou o que dissera anteriormente, afirmando que aquele negócio de ir para Cuba e para a China era bobagem da cabeça dele. Achou que tudo era uma confusão na cabeça dele: que todos tinham sido falsos com ele, que todos o traíam e que imaginava conversar com todos, o que não mais estava acontecendo.

No caso de o paciente descrito ter algum transtorno de personalidade comórbido e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Diferentemente de pacientes com outros transtornos, indivíduos com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva costumam estar indiferentes ao próprio sofrimento e são levados para tratamento por familiares.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis