Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

Uma menina de cinco anos de idade foi levada ao hospital com quadro de palidez há uma semana, acompanhado de febre intermitente de cerca de 38 graus Celsius e aumento do volume abdominal. Ao exame físico, apresentou‐se descorada 2+/4 e com hepatoesplenomegalia com adenomegalia cervical, sem outras alterações. Não apresentou sangramento e a diurese estava normal. Exames laboratoriais mostraram: Hb 6,6 g/dL; Ht 20,1%; leucócitos 737 mil/uL, com 88% de blastos; e plaquetas 36 mil/uL.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o(a)

Uma paciente de um ano de idade foi levada ao hospital, previamente hígida, apresentando quadro de diarreia em grande quantidade, líquida, várias vezes ao dia, nos últimos três dias. A mãe relatou também alguns episódios de vômitos, com baixa aceitação alimentar e diminuição da diurese há um dia. Não fez uso de nenhuma medicação nem de soro via oral. Estava na emergência com quadro de desidratação, porém sem sinais de choque, com os seguintes exames laboratoriais iniciais: Na 135 mEq/L; K 2,8 mEq/L; Cl 100 mEq/dL; pH 7,1; HCO3 8 mmol/L; e Ht 27%.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais apropriada.

Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica compatível com esse quadro clínico.

Uma menina de cinco anos de idade, asmática, foi levada ao setor de emergência com tosse e falta de ar há doze horas. Fez uso de salbutamol por aerossol dosimetrado, em casa, sem melhora. Ao exame físico, estava taquidispneica, acianótica, hidratada, com frequência respiratória de 48 ipm, saturação de oxigênio de 88% em ar ambiente, tiragem subcostal e intercostal, além de retração de fúrcula. A ausculta respiratória revelou tempo expiratório prolongado e sibilos disseminados. Recebeu corticosteroide sistêmico e três inalações com beta‐2 agonista e ipratrópio.

Nesse caso hipotético, a melhor conduta é

Uma gestante secundigesta com parto normal anterior realizou pré‐natal, detectando, na rotina de exames iniciais, uma tipagem sanguínea B negativo, Du negativo. Seu obstetra verificou a tipagem sanguínea do pai, que é A positivo. Assim, solicitou Coombs indireto no sangue materno, que se demonstrou positivo para anti‐D, motivo que lhe fez manter solicitação mensal desse exame. Na 28.ª semana de gravidez, o resultado do Coombs era de 1:32. Foi, então, avaliado, por meio de USG Doppler, o pico sistólico da artéria cerebral média e o resultado foi de 1,1 múltiplo de mediana.

Nesse caso hipotético, a próxima etapa será

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis