Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018


No pronto-socorro, é admitido paciente com queixa de “batedeira” há dois dias. Ele nega outras queixas e, ao realizar-se um eletrocardiograma (ECG), obtém-se a imagem apresentada na tira de ritmo (derivações C1/C2/C3, velocidade do papel = 25mn/s, calibração 1 cm = 1mv).

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O uso de AAS e clopidogrel pode ser uma opção para pacientes que não podem tomar qualquer anticoagulante com CHA2DS2-VASc maior que 2, o que não se justifica naqueles com escore menor que 1 pelo risco de sangramento.


No pronto-socorro, é admitido paciente com queixa de “batedeira” há dois dias. Ele nega outras queixas e, ao realizar-se um eletrocardiograma (ECG), obtém-se a imagem apresentada na tira de ritmo (derivações C1/C2/C3, velocidade do papel = 25mn/s, calibração 1 cm = 1mv).

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A presença de lesão valvar nesse paciente justificaria o uso de novos anticoagulantes orais (NOACS) com os inibidores do fator Xa.

Um professor universitário de 75 anos de idade compareceu para avaliação queixando-se de lapsos de memória recente. A esposa dele relatou que esses lapsos tinham se iniciado há cerca de um ano e cursado com piora lenta e gradual. Ele também apresentava episódios de síncope e alucinações visuais com conteúdo detalhado, além de sintomas parkinsonianos. Após testagem neuropsicológica e exames laboratoriais e de imagem, o geriatra firmou o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), em fase inicial.

Acerca do quadro clínico apresentado e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A ocorrência de transtorno comportamental do sono REM é comum na DCL.

Uma senhora de 87 anos de idade, copeira aposentada do serviço público federal, comparece a um consultório para uma primeira consulta, acompanhada da filha. Como rol de queixas, relatou dor rotineira nos joelhos, falta de apetite, nervosismo e tontura, além de perda de 5 kg em quatro meses. Narrou ser acometida por: hipertensão arterial sistêmica compensada; dislipidemia; insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada classe NYHA I; doença arterial periférica (com claudicação intermitente para 10 metros); enfisema pulmonar; hipotireoidismo; osteoartrose de joelhos (com indicação de prótese bilateral); insuficiência renal crônica em tratamento não dialítico; e sobrepeso. Nos interrogatórios complementar e sobre diversos aparelhos, foram verificadas: hiporexia; ortopneia leve; tontura ao levantar da cama; tristeza; insônia no final da noite e angústia. Fazia uso diário de: candesartan 16 mg; hidroclorotiazida 50mg; aspirina 100 mg; atorvastatina 60 mg; levotiroxina 25 mcg e dipirona até 2.000 mg/dia. Apresentava como antecedentes: cessação de tabagismo há 15 anos (após 40 anos-maço); sedentarismo; episódio depressivo aos 52 anos; colecistectomia; obesidade por mais de 30 anos; e “labirintite” (sem investigação). Seu exame físico evidenciava: frequência cardíaca (FC) 90 bpm; frequência respiratória (FR) 18 irpm; SpO2 92%; pressão arterial (PA) deitada 140 mmHg x 86 mmHg e em pé (após dois minutos) 100 mmHg x 50 mmHg; circunferência de panturrilha de 28 cm; e força de preensão palmar, aferida com dinamômetro Jammar de 15 Kgf.

A respeito do quadro clínico apresentado e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A avaliação da capacidade funcional e dos fatores sociais apenas deve ser realizada na próxima consulta da paciente (retorno).

Um idoso de 92 anos de idade, funcionalmente independente e com cognição preservada, foi admitido numa unidade de terapia intensiva em decorrência de queda do estado geral e piora do padrão respiratório, tendo sido firmado o diagnóstico de broncopneumonia. Instituído o tratamento com antimicrobiano, cursou com significativa melhora clínica. Entretanto, no terceiro dia de internação, apresentou mudança súbita de seu estado de consciência, com flutuação entre a vigília e pronunciado rebaixamento. Além disso, verificou-se desatenção persistente.

Com base no quadro clínico apresentado a partir do terceiro dia de internação e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Constitui ocorrência comum entre idosos internados em hospitais, podendo ter incidência superior a 70% em unidades de terapia intensiva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis