Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

Uma paciente branca, primigesta, de 37 anos de idade, procura atendimento ambulatorial em sua primeira consulta pré-natal com 10 semanas de gestação. Essa paciente não tem doenças pregressas conhecidas, mas esteve em repouso nas últimas duas semanas em razão de importante hiperêmese gravídica (com vômitos e náuseas frequentes) e pequeno descolamento placentário. A única medicação que a paciente esteve tomando nos últimos anos é um contraceptivo oral combinado antes da concepção. Na consulta, apresenta queixa de aumento progressivo de panturrilha esquerda com edema, rubor e dor, notado há alguns dias, sendo detectado, ao exame físico: frequência cardíaca de 84 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 98% e acréscimo de 5 cm da circunferência da panturrilha esquerda em relação à panturrilha direita. Atualmente, ela nega falta de ar, tosse ou dor no peito e apresenta índice de massa corpórea de 31 kg/m², mas apresenta-se ligeiramente desidratada. Ela nega etilismo, tabagismo e não tem alergia conhecida a medicamentos. A paciente também relata que sua irmã teve uma embolia pulmonar no ano passado.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Após seis semanas do parto, deve-se retornar ao uso do mesmo método contraceptivo anteriormente usado pela paciente, estando a paciente ciente do maior risco de recidiva de trombose venosa em gestações posteriores.

A epidemiologia se dedica, no campo da saúde coletiva, a estudar e fornecer bases científicas para a produção de equidade em saúde e melhora da qualidade de vida, além de identificar situações que tragam risco ou aumentem a vulnerabilidade aos agravos à saúde. Não obstante, também avalia a efetividade de programas, produtos e práticas na promoção, proteção e recuperação da saúde, apresentando uma série de dimensões nas quais as questões éticas estão presentes. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

Julgue os seguintes itens, a respeito de lesões produzidas por projéteis de arma de fogo. A excentricidade da orla de escoriação presente em uma lesão de entrada de projétil de arma de fogo único não encamisado é indicativa de que este terá entrado no corpo de lado, o que poderia ter sido causado, entre outros aspectos, por um ricochete ou por transfixação ocorridos antes de o projétil atingir a vítima.

Julgue os seguintes itens, a respeito de lesões produzidas por projéteis de arma de fogo. Lesões estreladas podem ocorrer em entradas ou saídas de projéteis de arma de fogo.

Julgue os seguintes itens, a respeito de lesões produzidas por projéteis de arma de fogo. Situação hipotética: Em uma perícia cadavérica de vítima de disparo de arma de fogo único no crânio, observou-se que o núcleo havia se separado da respectiva camisa. Esses elementos balísticos foram recolhidos para exame; entretanto, um deles se perdeu. Assertiva: Nessa situação, a perda pericial será maior, caso o extravio seja da camisa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis