Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

#Questão 831571 - Medicina, Clínica Geral, CESPE / CEBRASPE, 2018, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Clínica Médica (Programa: Cancerologia)

Uma paciente de sessenta e oito anos de idade, com hipertensão arterial sistêmica, foi despertada do sono por dor abdominal aguda e intensa, seguida de necessidade de evacuar, havia uma hora. A paciente estava em uso de ácido acetilsalicílico 100 mg e atenolol 50 mg, ambos uma vez ao dia. No exame clínico, verificou-se pressão arterial de 168 mmHg × 88 mmHg, ritmo cardíaco irregular em dois tempos sem sopros, abdome discretamente tenso, sem dor à descompressão brusca e com ruídos hidroaéros presentes. Constatou-se que a sua dor era desproporcional aos achados do exame físico. Os demais dados do exame físico foram normais. Os exames laboratoriais de rotina foram normais, incluindo a pesquisa de sangue nas fezes, amilase, lipase e lactato sérico. A seguir, é apresentado o eletrocardiograma dessa paciente (com calibração padrão).

Acerca desse quadro clínico, julgue os próximos itens.

Está indicada a realização de uma tomografia computadorizada de abdome com contraste oral.

#Questão 831572 - Medicina, Clínica Geral, CESPE / CEBRASPE, 2018, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Clínica Médica (Programa: Cancerologia)

Julgue os próximos itens, a respeito de asma. A asma é mais prevalente em regiões de clima seco do que em regiões de clima úmido.

Uma paciente de 32 anos de idade, nuligesta, usuária de contraceptivo oral combinado há 10 anos, procura o ambulatório de ginecologia com queixa de secreção vaginal eventual amarelada sem odor ou prurido. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 80 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 99% e mamas, tireoide e abdome sem alterações à palpação. Ao exame especular, evidenciam-se secreção vaginal translúcida e colo com lesão hiperemiada circundando todo o orifício externo do colo uterino, sendo coletada citologia oncótica cervico-vaginal. Em retorno ambulatorial, a paciente traz exame contendo laudo: células glandulares atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas, não se podendo excluir lesão intraepitelial de alto grau (AGC).

Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Caso essa paciente seja imunossuprimida (portadora de HIV, transplantada ou usuária de drogas imunossupressoras), deve-se proceder à colposcopia imediatamente.

Uma paciente de 14 anos de idade procura o consultório ginecológico em companhia da mãe relatando ainda não ter apresentado menarca, diferentemente de todas as suas colegas da mesma idade. Nega coitarca e não apresenta outras queixas. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 16 irpm, saturação de oxigênio de 98%, abdome sem alterações à palpação e desenvolvimento normal dos caracteres sexuais secundários.

Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

São diagnósticos diferenciais: hipotireoidismo, hiperprolactinemia e (ou) síndrome dos ovários policísticos.

Uma paciente de 24 anos de idade, nuligesta, procura emergência de ginecologia com queixa de dor em abdome inferior há duas semanas associada a um episódio de temperatura axilar de 38,2 ºC aferida há um dia. Apresenta história de troca de parceiro sexual há um mês, com relações sexuais sem uso de preservativos. Nega alergias ou outras comorbidades. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 88 bpm, frequência respiratória de 20 irpm, saturação de oxigênio de 98%, dor no abdome inferior à palpação profunda, dor à palpação de regiões anexiais e dor à mobilização de colo uterino ao toque vaginal além de secreção cervico-vaginal translúcida e inodora ao exame especular.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Trata-se de doença inflamatória pélvica crônica, e o tratamento adequado contribui para a diminuição de risco de sequelas reprodutivas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis