Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

#Questão 831561 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Uma paciente de 62 anos de idade, branca, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, sedentarismo, obesidade e depressão, e que faz uso de metformina, gliclazida, enalapril, hidroclorotiazida, sertralina e diazepam, vai a consulta de rotina.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos de saúde do idoso, julgue os itens a seguir.

Com essa paciente, deve-se abordar a prevenção de quedas.

#Questão 831562 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Determinada paciente de 16 anos de idade iniciou atendimento pré-natal em posto de saúde da família e foi diagnosticada com HIV nas sorologias de primeiro trimestre, iniciando terapia antirretroviral adequada e com boa adesão imediatamente. Os demais exames de rotina de pré-natal mostraram-se normais.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

As consultas de puericultura da criança e o pós-parto da mãe devem ser realizadas na presença dos respectivos responsáveis, em razão do fato de a paciente ser menor de 18 anos de idade, conforme definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Um homem de 63 anos de idade foi levado para avaliação médica por apresentar perda da memória e confusão mental progressiva. Referem que o paciente é hipertenso e diabético de longa data, em tratamento irregular com hidroclorotiazida e glibenclamida – só toma medicamento quando acha que a pressão arterial ou a glicemia está alta. Já teve vários derrames nos últimos três anos, ora ficando com paralisia no lado direito do corpo, por cerca de dois a três dias, ora apresentando falta de coordenação do braço e da perna direita. Nega uso de álcool e drogas ilícitas. Em outro serviço, foi submetido à tomografia, que revelou atrofia cerebral discreta. Ao exame, encontra‐se confuso, hipertenso (PA de 170 x 110 mmHg) e com glicemia capilar de 240 mg/dL. Não há alteração motora ou da coordenação.

Com base nesse caso hipotético, o diagnóstico é de

Assinale a alternativa que apresenta as duas formas mais comuns de tuberculose extrapulmonar.

A lipodistrofia é um grupo de desordens do tecido adiposo caracterizadas pela alteração seletiva de gordura de várias partes do corpo. Tem um importante impacto físico e psíquico nas pessoas que vivem com HIV‐Aids. O Brasil foi o primeiro país a oferecer gratuitamente cirurgias reparadoras para portadores de HIV com lipodistrofia. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta um critério de exclusão de pacientes para o tratamento cirúrgico ou ambulatorial das alterações corporais da lipodistrofia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis