Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

#Questão 831551 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Uma menina de 10 anos de idade recebeu diagnóstico de pneumonia bacteriana adquirida na comunidade, em unidade básica de saúde. Foi então iniciado tratamento com amoxicilina, na dose de 50 mg/kg/dia, mas, após três dias de tratamento, a paciente apresentou piora clínica do quadro. Evoluiu com piora da tosse, associada a taquipneia, persistência da febre e dor abdominal, principalmente em hipocôndrio e flanco à direita.

Com relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Os sinais com maior sensibilidade na pneumonia são a tosse e a permanência da febre.

#Questão 831552 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Paciente de 6 meses e 20 dias de vida, nascido com 35 semanas de idade gestacional, é levado a uma consulta de puericultura pela mãe. Recebe aleitamento materno, papas de frutas e duas papas principais. A mãe demonstra muita preocupação, pois o lactente não senta sem apoio e não rola no leito.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A interpretação do peso, da estatura e do perímetro cefálico nas curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde deve respeitar a idade corrigida do paciente.

#Questão 831553 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Paciente de 6 meses e 20 dias de vida, nascido com 35 semanas de idade gestacional, é levado a uma consulta de puericultura pela mãe. Recebe aleitamento materno, papas de frutas e duas papas principais. A mãe demonstra muita preocupação, pois o lactente não senta sem apoio e não rola no leito.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Nessa faixa etária, espera-se que o paciente tenha sorriso social, que reaja ao som, que vocalize e que agarre um brinquedo quando colocado na respectiva mão.

#Questão 831554 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Uma paciente de 32 anos de idade, G3P2A0, gestação gemelar, idade gestacional (IG) de 32 semanas, procura atendimento em emergência obstétrica por fadiga, dor torácica e palpitações. Refere histórico de pré-eclâmpsia na última gestação. Relata hipertensão arterial sistêmica na gestação atual e nega outras comorbidades. Ao exame físico, encontram-se cardiomegalia, terceira bulha, ritmo irregular e murmúrio de regurgitação mitral. Solicita-se ecocardiografia com Doppler, que documenta aumento das quatro câmaras cardíacas, com redução marcada da função sistólica esquerda.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Vasodilatadores devem ser considerados, sendo a hidralazina um deles.

#Questão 831555 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Determinada paciente de 55 anos de idade apresenta, em exame físico, nódulo mamário em quadrante superior externo de mama esquerda, redondo, de margem circunscrita, de aproximadamente 1 cm x 1 cm, sem outros sintomas associados. A pressão arterial na consulta era de 120 mmHg x 80 mmHg, FC de 75 bpm e 18 irpm, saturando 99% em ar ambiente. Ela então comparece ao exame levando o resultado da mamografia que foi solicitada em última consulta. Nega mamografias prévias. Em laudo, consta classificação de BI-RADS 0 (zero).

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

BI-RADS 0 é um achado de bom prognóstico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis