Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

#Questão 831546 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Determinado paciente de 32 anos de idade, advogado, refere que iniciou a prática de treinamento resistido com enfoque em hipertrofia muscular há cerca de 10 anos, assim como corrida de 30 minutos cinco vezes por semana, associados ao uso de suplementação nutricional de whey protein (30 g/dia) e creatina (5 g/dia). O paciente possui 1,70 m de altura e 95 kg de peso corporal. A medida da circunferência abdominal é de 85 cm. A frequência cardíaca é de 62 bpm, a frequência respiratória é de 16 irpm e a saturação de oxigênio equivale a 98%. Apresenta exames laboratoriais solicitados por outro médico, por “rotina”, com os seguintes valores de referência (VR) do laboratório de realização: creatinina de 1,4 mg/dL (VR: 0,7-1,3); ureia de 45 mg/dL (VR: 10-40); creatinofosfoquinase de 500 U/L (VR: 22-344); e exame sumário de urina (ESU, EQU, urina tipo I, urinanálise) sem alterações. Relata um consumo proteico de cerca de 200 g por dia, na forma de cerca de 1 kg de peito de frango.

Com base nos dados apresentados nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A prática de exercício físico aeróbico, mas não de exercício físico resistido, é indicada durante o tratamento de neoplasias, com o objetivo de melhora da qualidade de vida e da sensação de fadiga.

#Questão 831547 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Determinada paciente de 18 anos de idade, com histórico de mais de 10 manchas castanhas em tronco, pelve e membros desde a infância, efélides nas regiões axilares e inguinais e presença de vários (> 5) nódulos de Lisch em cada íris, apresenta quadro de perda de controle esfincteriano há um mês.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, quanto ao provável diagnóstico dessa paciente, julgue os itens a seguir.

Há elementos suficientes para aventar o diagnóstico de neurofibromatose tipo II.

#Questão 831548 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Recém-nascido de parto vaginal, prematuro tardio, pequeno para a idade gestacional, Apgar 8 ao primeiro minuto e 10 ao quinto minuto, apresenta, em regiões palmoplantares, lesões cutâneas bolhosas, com áreas de descamação subjacentes, além de esplenomegalia. A gestante não realizou pré-natal.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Uma vez que o paciente é portador sintomático, descarta-se a punção lombar para coleta e análise de líquor, pois o tratamento com penicilina benzatina deverá ser prontamente instituído.

#Questão 831549 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Um menino de 4 anos de idade, pesando 15 kg, manifestou gastroenterite aguda, com evacuações sanguinolentas e purulentas. Não urinava há cerca de 10 horas. No momento em que chegou ao hospital, encontrava-se em desidratação grave. Evoluiu com convulsão generalizada, tônico-clônica, de difícil controle, com duração de 20 minutos. Ao exame físico, estava em mau estado geral, pálido, com saturação de oxigênio de 97% em ar ambiente, afebril, com frequência respiratória em 45 irpm e frequência cardíaca em 135 bpm. Estava ictérico, com petéquias em tórax, abdome e membros inferiores. Apresentava hepatomegalia. O hemograma mostrou leucócitos na faixa da normalidade, sem formas jovens, e revelou anemia, com aumento de reticulócitos e eritrócitos fragmentados, e teste de Coombs direto negativo. Apresentou exame de urina com hematúria e proteinúria, creatinina sérica elevada e provas de coagulação normais.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Para a fase rápida inicial da expansão volumétrica no manejo do choque hipovolêmico, sugere-se o uso de coloides ou cristaloides na dose de 100 mL por quilograma de peso corporal, via endovenosa em infusão lenta.

#Questão 831550 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Uma menina de 10 anos de idade recebeu diagnóstico de pneumonia bacteriana adquirida na comunidade, em unidade básica de saúde. Foi então iniciado tratamento com amoxicilina, na dose de 50 mg/kg/dia, mas, após três dias de tratamento, a paciente apresentou piora clínica do quadro. Evoluiu com piora da tosse, associada a taquipneia, persistência da febre e dor abdominal, principalmente em hipocôndrio e flanco à direita.

Com relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O manejo inicial deve incluir a avaliação de um cirurgião pediátrico, para que seja descartado abdome agudo cirúrgico, incluindo apendicite.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis