Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

Uma paciente de 23 anos de idade refere quadro de febre de 38 ºC, com tremores, dores nas costas e dor em baixo ventre. Nega antecedentes. DUM há duas semanas, vida sexual ativa e método anticoncepcional apenas de barreira. Ao exame, paciente BEG, corada, hidratada, com FC de 108 bpm, FR de 20, PA de 80 x 60 mmHg, temperatura igual a 37,8 ºC e Giordano positivo.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o diagnóstico provável e a conduta a ser adotada.

Uma paciente de 75 anos de idade foi submetida à gastrectomia subtotal, com reconstrução a Billroth II, devido à lesão ulcerada neoplásica em região pré‐pilórica. Evoluiu, no sexto dia pós‐operatório, com mudança do aspecto do dreno localizado junto ao coto duodenal, que passou a apresentar aspecto turvo, com volume aproximado de 200 mL nesse dia. Encontrava‐se em bom estado geral, com pulso de 92 bpm, PA de 100 x 70 mmHg e abdome plano, flácido e indolor à palpação. Aceitou parcialmente a dieta, com leucograma de 13.500 leucócitos. Fez tomografia computadorizada, que mostrou coleção de cerca de 40 mL em região sub‐hepática.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor orientação para o paciente.

Um paciente de 44 anos de idade apresenta disfagia há cerca de cinco anos, com piora lenta e progressiva durante esses anos. Disse que consegue ingerir sólidos com o auxílio da ingestão de líquidos. Negou perda de peso. Ao exame, encontrava‐se em bom estado geral. Exame físico torácico e abdominal sem alterações. Realizou estudo contrastado do esôfago, que mostrou diâmetro esofágico de 5 cm, principalmente em sua porção distal. Fez manometria, que mostrou pressão do esfíncter inferior do esôfago de 40 mmHg (normal de 15 a 30 mmHg), com peristaltismo presente no corpo esofágico. Realizou, ainda, reação de Machado‐Guerreiro, cujo resultado foi positivo.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta, com resultados duradouros, para o paciente.

Uma paciente de 64 anos de idade foi ao serviço de emergência com história de dor epigástrica com irradiação para o dorso e múltiplos episódios de vômitos há dois dias. Ao exame físico, encontrava‐se em regular estado geral, desidratada e pálida. Estava com frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 20 ipm e dor à palpação abdominal epigástrica, com defesa muscular.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

No município de São Paulo, a situação dos imigrantes bolivianos está intimamente ligada ao trabalho informal na indústria têxtil. A vulnerabilidade dessa população se fundamenta em precárias condições de vida e de trabalho e em barreiras encontradas para cuidados rotineiros com a saúde. Sendo assim, não é(são) outro(s) determinante(s) para a contração da tuberculose pulmonar nessa população

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis