Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

#Questão 831498 - Medicina, Clínica Cirúrgica, CESPE / CEBRASPE, 2018, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Geral (Programa: Mastologia)

Julgue os itens a seguir, a respeito de ginecologia pediátrica. A vulvite infecciosa da infância por estreptococos β-hemolíticos do grupo A pode associar-se a disúria, dor vulvar, prurido ou sangramento e hiperemia de cor viva e brilhante na vulva e no introito vaginal. O quadro clínico e a cultura vulvovaginal confirmam o diagnóstico na maioria dos casos, e o tratamento pode ser feito com penicilina ou cefalosporina de primeira geração por duas a quatro semanas.

#Questão 831499 - Medicina, Clínica Cirúrgica, CESPE / CEBRASPE, 2018, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Geral (Programa: Mastologia)

A respeito de infecções de transmissão sexual e(ou) de vaginites infecciosas, julgue os seguintes itens. Situação hipotética: Uma jovem com dezenove anos de idade, não gestante, sem alergias, compareceu a consulta ambulatorial e referiu que, há sessenta dias, havia apresentado lesão ulcerada genital, dolorosa, com bordos endurecidos e fundo limpo, mas que depois havia desaparecido sem deixar cicatriz. O resultado de FTA-ABS (fluorescente treponemal antibody absorbed), realizado há dez dias, foi positivo. No exame físico, a paciente apresentava lesões papulosas palmoplantares, placas mucosas, linfadenopatia generalizada e condilomas planos. Assertiva: Nessa situação, deve-se instituir tratamento com penicilina G benzatina 7.200.000 UI, por via intramuscular, em três doses de 2.400.000 UI.

#Questão 831500 - Medicina, Clínica Cirúrgica, CESPE / CEBRASPE, 2018, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Geral (Programa: Mastologia)

A diferenciação sexual humana inicia-se na sétima semana de desenvolvimento embriológico e depende, entre outros fatores, da influência dos hormônios gonadais testosterona e hormônio antimülleriano (AMH). Os ductos paramesonéfricos — ductos de Müller — e os mesonéfricos — ductos de Wolf — estão diretamente envolvidos na diferenciação do fenótipo sexual.

Considerando essas informações e aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.

Nos indivíduos que não produzem AMH, os ductos de Müller dão origem às tubas uterinas, ao útero e aos dois terços superiores da vagina.

#Questão 831501 - Medicina, Clínica Cirúrgica, CESPE / CEBRASPE, 2018, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Geral (Programa: Mastologia)

A ausência de útero e a presença de vagina, de genótipo XY, de androgênio aumentado, de mamas pequenas e de poucos pelos axilares e pubianos sugerem quadro clínico compatível com a síndrome de Morris.

Nesse caso, devido ao risco aumentado de malignização, a indicação é a retirada das gônadas.

Na busca de solução para a infertilidade da referida mulher, o profissional poderá avaliar a permeabilidade tubária pela histerossalpingografia ou histerossonografia; entretanto, o padrão-ouro é a videolaparoscopia com cromotubagem, exame que permite diagnosticar e tratar aderências, focos de endometriose e outros problemas.

#Questão 831502 - Medicina, Clínica Cirúrgica, CESPE / CEBRASPE, 2018, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Geral (Programa: Mastologia)

A ausência de útero e a presença de vagina, de genótipo XY, de androgênio aumentado, de mamas pequenas e de poucos pelos axilares e pubianos sugerem quadro clínico compatível com a síndrome de Morris.

Nesse caso, devido ao risco aumentado de malignização, a indicação é a retirada das gônadas.

Na pesquisa de causas para o problema apresentado pela paciente, pode ser avaliada a sua reserva folicular por ultrassonografia pélvica transvaginal entre o terceiro e o quinto dia da menstruação. A contagem de 5 folículos antrais é tranquilizadora, pois representa alta reserva folicular.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis