Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

Paciente do sexo feminino, de 37 anos de idade, faxineira, quatro filhos, foi atendida no pronto-socorro hospitalar com índice de massa corporal de 32 e histórico de crises dispépticas e cólicas abdominais, localizadas em epigástrio. O quadro clínico evoluiu nas últimas 8 horas com dor forte e contínua no epigástrio e hipocôndrio direito, houve remissão transitória, com o uso de analgésicos orais, e dois episódios de vômitos. No exame físico, apresentava-se ansiosa, hipocorada (+/4+), taquicárdica (90 bpm) e levemente ictérica.

No que tange a esse caso clínico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

A ultrassonografia de abdome é um exame de imagem que pode ser utilizado para o diagnóstico do caso clínico em tela.

A respeito de pacientes acometidos por traumas graves, julgue os próximos itens. Uma das causas mais comuns para morte tardia desses pacientes é a embolia pulmonar.

A respeito de pacientes acometidos por traumas graves, julgue os próximos itens. Um paciente com suspeita de trauma craniano e escore 15 de Glasgow deve ser submetido à intubação orotraqueal imediatamente.

Uma mulher de 54 anos de idade, com diagnóstico de artrite reumatoide (AR), apresenta um cisto sinovial poplíteo (cisto de Baker) no joelho direito.

Considerando essa manifestação articular da AR, julgue os itens subsecutivos.

A eventual ruptura desse cisto com extravasamento do conteúdo inflamatório pode causar manifestação(ões) clínica(s) confundida(s) com gota tofácea, fenômeno chamado de pseudogota.

Uma paciente de 28 anos de idade, percebendo uma massa indolor em crescimento lento no lado esquerdo do pescoço, procurou um clínico geral. A paciente tinha sudorese noturna e episódios de febre de 38º C, sem motivo aparente. Depois de ela negar existência de infecções no trato respiratório superior e perda de peso, o médico constatou que não havia mais alterações dignas de nota. No exame físico, encontrava-se afebril, com sinais vitais dentro da normalidade, mas foi encontrada uma massa de 4 cm, móvel, firme, arredondada e indolor à palpação na metade direita do pescoço. Não tinha outra linfadenopatia periférica. O fígado e o baço não estavam aumentados. O médico levantou a hipótese diagnóstica de Linfoma de Hodgkin.

A partir do caso clínico descrito, julgue o item subsequente.

O método mais adequado para a confirmação do diagnóstico em tela é a punção aspirativa da massa cervical com agulha fina, seguida pela realização de cortes de tecido, buscando-se o reconhecimento do vírus de Epstein-Barr (VEB).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis