Questões de Medicina do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2016

#Questão 322694 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

Julgue os seguintes itens, relativos à hematúria no adulto. As causas de hematúria extraglomerulares incluem distúrbios metabólicos, como hipercalciúria e hiperuricosúria; nefropatia tubulointersticial por analgésico; cistos renais; litíase renal; tumores do trato geniturinário e hipertrofia prostática; entre outras.

#Questão 322696 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

Acerca das medicações imunossupressoras utilizadas na fase pós-transplante renal, julgue os itens a seguir. Os inibidores de mTOR (mamalian target of rapamycin) — sirolimo e everolimo — apresentam, além do efeito imunossupressor, propriedades antivirais e antiproliferativas. Além disso, há relatos de que esses fármacos reduzem a incidência tanto de infecção por citomegalovírus quanto de malignidades.

#Questão 322698 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

Acerca das medicações imunossupressoras utilizadas na fase pós-transplante renal, julgue os itens a seguir. O ácido micofenólico, um dos imunossupressores utilizados no transplante renal, é metabolizado no fígado pelo citocromo P450.

#Questão 322700 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

Acerca das medicações imunossupressoras utilizadas na fase pós-transplante renal, julgue os itens a seguir. No período pós-transplante, o alopurinol, fármaco que inibe a xantina oxidase, pode ser administrado aos pacientes usuários de azatioprina, sem que isso implique aumento de efeito colateral desta medicação.

#Questão 322702 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

Acerca das medicações imunossupressoras utilizadas na fase pós-transplante renal, julgue os itens a seguir. O tacrolimo forma um complexo com a proteína ligadora FK506, que se liga à calcineurina. Esse mecanismo leva à inibição da fosfatase controladora da translocação do fator nuclear ativador das células T (NFAT) no núcleo e previne a indução de citocinas, etapas necessárias para a ativação e proliferação dos linfócitos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis