Questões de Medicina do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2016

#Questão 322665 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

A propósito de anemia em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens subsequentes. Na ausência de outras causas de anemia na DRC, o uso de agentes estimuladores da eritropoiese é essencial, sendo a via subcutânea a preferencial para a administração da eritropoetina, pois a maioria dos estudos sugere que essa via, dadas as suas características farmacocinéticas, é mais eficiente que a intravenosa.

#Questão 322667 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

A propósito de anemia em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens subsequentes. Em pacientes com DRC em estágios de 3 a 5 não dialíticos ou em diálise peritoneal, com ferritina < 100 ng/mL e saturação de transferrina menor que 20%, a reposição de ferro poderá ser realizada inicialmente por via oral.

#Questão 322669 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

No que se refere aos mecanismos de progressão da doença renal crônica (DRC), julgue os próximos itens. Em vários modelos animais, a redução da ingestão proteica protege contra o desenvolvimento de glomerulosclerose, por meio de alterações da resistência arteriolar e da pressão glomerular.

#Questão 322671 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

No que se refere aos mecanismos de progressão da doença renal crônica (DRC), julgue os próximos itens. O sistema renina-angiotensina-aldosterona inibe, por meio de efeitos hemodinâmicos no rim, a progressão da doença renal crônica.

#Questão 322673 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Médico da Família e Comunidade

No que se refere aos mecanismos de progressão da doença renal crônica (DRC), julgue os próximos itens. A proteinúria, além de ser um marcador de lesão renal, pode, por si só, contribuir para a progressão dessa lesão, principalmente em situações de perda proteica mais expressiva. Os mecanismos que explicam esses efeitos deletérios são toxicidade mesangial, hiperplasia e sobrecarga tubulares, e ativação de citocinas inflamatórias.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis