Questões de Medicina do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2015

A dependência de álcool é definida pelo DSM‐IV como repetidas dificuldades relacionadas com o álcool em pelo menos três de sete áreas de função que se acumulam durante um período de 12 meses. Dois desses sete itens, tolerância e abstinência, podem ter importância especial, porque estão associados à evolução clínica grave. Sobre os transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa, analise as afirmativas.

I. O termo delirium tremens (DT) refere‐se a um estado incomum de abstinência aguda intensa que inclui delirium (confusão mental, agitação e níveis flutuantes de consciência) associado a tremor e hiperatividade autonômica.

II. As informações acerca de problemas conjugais ou ocupacionais, dificuldades legais, história de acidentes, afecções médicas e evidências de tolerância são importantes na identificação de um distúrbio de uso de álcool.

III. Em algum momento de suas vidas, os alcoolistas podem apresentar crises epiléticas por abstinência, muitas vezes, 48 horas, após a interrupção do consumo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

O transtorno bipolar caracteriza‐se por oscilações imprevisíveis no humor de mania (ou hipomania) para depressão. Sobre o transtorno bipolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na mania grave, os pacientes podem apresentar ilusões e pensamentos paranoides indistinguíveis da esquizofrenia.

( ) Os episódios de mania surgem tipicamente durante um período de dias a semanas, mas é possível a instalação em questão de horas, geralmente no começo da manhã.

( ) O carbonato de lítio é a base do tratamento do transtorno bipolar, embora o valproato de sódio e a olanzapina sejam igualmente eficazes na mania aguda, bem como a lamotrigina na fase deprimida.

A sequência está correta em

A esquizofrenia é uma síndrome heterogênea caracterizada por perturbações da linguagem, percepção, pensamento, atividade social, afeto e volição. Os quatro subtipos principais da esquizofrenia são o catatônico, o paranoide, o desorganizado e o residual. A respeito da esquizofrenia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tipo residual descreve os pacientes, cuja apresentação clínica é dominada por alterações intensas na atividade motora, negativismo e ecolalia ou ecopraxia.

( ) Na doença do tipo catatônico, a sintomatologia negativa ocorre na ausência de delírios, alucinações ou distúrbio motor.

( ) Os antipsicóticos são a base do tratamento agudo e de manutenção da esquizofrenia, sendo eficazes no tratamento das alucinações, delírios e distúrbios do pensamento, seja qual for a etiologia.

A sequência está correta em

“_____________________ é um transtorno depressivo crônico com menor intensidade de sintomas, presente por pelo menos dois anos com períodos ocasionais e curtos de bem‐estar. Além do humor depressivo, devem estar presentes até três dos seguintes sintomas: redução de energia insônia, diminuição da autoconfiança, dificuldade de concentração, choro, diminuição do interesse sexual e em outras atividades prazerosas, sentimento de desesperança e desamparo, inabilidade de lidar com responsabilidades do dia a dia, pessimismo em relação ao futuro, retraimento social e diminuição do discurso.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

A demência pode ser definida como o comprometimento adquirido da memória associado a um prejuízo em pelo menos uma das outras funções cognitivas da linguagem, gnosias, praxias ou funções executivas, que interferem na capacidade funcional, desempenho social ou profissional do indivíduo. Sobre a demência, assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis