Questões de Medicina do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2013

Texto para as questões de 57 a 60

Uma paciente assintomática, com sessenta e dois anos de idade, portadora de diabetes melito tipo 2 (DM2), diagnosticada havia um ano, retornou ao ambulatório para consulta de rotina após seis meses de sua última visita. Possuía antecedentes de hipertensão arterial, dislipidemia e sedentarismo. Não apresentava cardiopatia estrutural nem aterosclerose significativa. Relatou tratamento não farmacológico, por meio de dieta para o diabetes e dislipidemia, além de uso de atenolol 50 mg ao dia como forma terapêutica da hipertensão arterial. No exame físico, apresentou índice de massa corpórea (IMC) de 31 kg/m2, circunferência abdominal de 102 cm, pressão arterial de 152 mmHg × 94 mmHg (média de três medidas) e frequência cardíaca de 64 bpm. Apresentou, ainda, os seguintes resultados de exames laboratoriais: triglicerídios de 161 mg/dL; colesterol total de 270 mg/dL; HDL colesterol de 50 mg/dL; LDL colesterol de 188 mg/dL; glicemia de jejum de 148 mg/dL; glicemia pós-prandial de 132 mg/dL e hemoglobina glicada (A1C) de 7,6%. O eletrocardiograma e os demais exames laboratoriais de rotina estavam normais.

O procedimento imediato indicado para o controle da dislipidemia, visando à redução da incidência de eventos cardiovasculares é a

Assinale a opção que indica a estratégia mais adequada para o tratamento da arritmia descrita no texto.

Assinale a opção correta no que diz respeito à Central de Reprocessamento de Materiais Médico-Hospitalares ou Central de Material Esterilizado (CME).

Um paciente do sexo masculino, com setenta e dois anos de idade, branco, solteiro, tem passado de câncer na base da língua, operado há alguns anos e recidivado, atualmente em estágio avançado. Tabagista crônico, queixa-se de dor e dificuldade para engolir. No momento, o paciente encontra-se com caquexia e extremamente agressivo. Por esses motivos, o agente de saúde solicitou a visita médica ao domicílio do paciente. Ele tem como cuidadora principal a irmã, sendo que as tentativas dela de fazê-lo abandonar o cigarro tornavam-no mais agressivo. Ao entrar no quarto, a equipe encontrou o paciente deitado na cama, onde permaneceu quase o dia todo, em posição fetal. O paciente encontra-se gemente e sua fácies é característica de sofrimento doloroso crônico. Estava com a boca entreaberta, com salivação visível, notando-se língua saburrosa, higiene oral precária e halitose. Ele responde às perguntas, em monossílabos pouco audíveis. As regiões laterais do pescoço estão ocupadas por grandes massas de linfonodos de consistência lenhosa e pouco móveis. Devido à intensidade da dor na língua, exacerbada pelos movimentos e deglutição, o paciente recusa-se a deglutir qualquer alimento, inclusive água.

 Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.

A abordagem mínima ao tabagista, conforme preconizado no protocolo de tabagismo do Ministério da Saúde, é essencial e deve ser priorizada no plano de cuidados a ser estabelecido pela equipe de saúde a esse paciente, com o intuito, inclusive, de apoiar sua cuidadora e melhorar a dinâmica familiar.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

O caso clínico acima descrito refere-se a um quadro de angina instável de alto risco.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis