Questões de Medicina do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2012

Um homem de quarenta e três anos de idade desenvolveu celulite no membro inferior esquerdo, durante dez dias, sem procurar acompanhamento médico. Entretanto, como sua condição não melhorou, ele procurou o médico, que o hospitalizou imediatamente. Por ocasião da hospitalização, o nível sérico de creatinina do paciente era de 1,2 mg/dL. Durante duas semanas, o paciente recebeu terapia antibiótica IV, composta por nafcilina, clindamicina e gentamicina. Após dez dias de tratamento, obteve-se nível sérico de creatinina de 3,5 mg/dL. A ultrassonografia renal revelou rins de tamanho normal e sem hidronefrose.

Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.

Considere que o paciente em questão tenha evoluído, após dois dias, com quadro de pressão arterial de 200 mmHg × 100 mmHg, volume urinário de 30 mL/h e urina de cor escura; que o exame de EAS tenha revelado proteína 4+, hemoglobina 3+, cilindros hemáticos, cilindros leucocitários, cilindros hialinos e cilindros séricos; e que, após três semanas de evolução, as taxas de C3 e C4 tenham se apresentado com valores normais. Nessa situação, seria correto afastar o diagnóstico de GNDA pós-estreptocócica e indicar a realização de biópsia renal.

#Questão 577842 - Medicina, Neurologia, FEPESE, 2012, ABDI, Médico Neurologista

Um senhor de meia idade, origem alemã, natural e procedente de Tijucas/SC, foi trazido por familiares para uma avaliação neurológica. Ele era um alcoolista pesado desde longa data e exerceu atividade política até recentemente. Colegas e familiares relatam mudança significativa do seu comportamento nos últimos três meses. Sua esposa suspeita que ele está ficando “esclerosado da bebida”. O exame clínico geral revela um fascies pletórico, com hipertrofia de parótidas; e, em termos neurológicos, observa-se evidente deterioração cognitiva, de moderada a grave intensidade associada com abolição dos reflexos aquileus; dor à compressão das panturrilhas e movimentos oculares anormais com aparente paralisia dos movimentos oculares externos. Exame cardiovascular com alterações mínimas.

Dentre as várias alternativas diagnósticas possíveis para o seu caso, inicialmente seria recomendável pensar em qual das alternativas elencadas abaixo?

#Questão 577843 - Medicina, Neurologia, FEPESE, 2012, ABDI, Médico Neurologista

Sensibilidade alterada é um detalhe semiológico que deveria ser motivo para, em princípio, excluir a possibilidade diagnóstica de qualquer apresentação da Doença do Neurônio Motor.

Outro sintoma, descrito em uma das alternativas abaixo, deveria igualmente questionar essa possibilidade. Identifique-a.

#Questão 577844 - Medicina, Neurologia, FEPESE, 2012, ABDI, Médico Neurologista

JS é um adulto jovem encaminhado para avaliação por “crises de epilepsia” de início tardio. Ele é natural do sul catarinense onde trabalha no campo. Suas crises iniciaram-se recentemente e pela descrição são do tipo tônico-clônicas. Entretanto, EEG exibe inequívocos sinais de atividade irritativa focal temporal direita. O seu exame clínico é normal. Sua história pregressa não exibe nada relevante; todavia, sua mãe e outro irmão também apresentam crises epiléticas esporadicamente. A mãe conhece “carne de porco com pipoca”.

Com estes dados é possível estabelecer o diagnóstico de Epilepsia Parcial; mas, qual seria a mais provável etiologia da epilepsia de SS?

A respeito de acidente vascular cerebral (AVC), julgue os próximos itens.

Hemianopsia homônima contralateral e funções motoras e somatossensoriais preservadas caracterizam a oclusão da artéria cerebral posterior.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis