Questões de Medicina do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2009

Uma criança com seis meses de idade chegou ao prontosocorro trazida pela mãe, a qual informa que há alguns dias a criança vem apresentando episódios de amolecimento e cianose. Segundo a mãe, o bebê tem um sopro no coração desde o 1.º mês de vida, mas o diagnóstico ainda não foi confirmado. Apresenta frequência cardíaca de 170 bpm, frequência respiratória de 70 irm, PA de 60 mmHg × 40 mmHg, saturação periférica de 60%. Exames laboratoriais mostraram: gasometria arterial — pH 7,25, pO2 — 35 mmHg, pCO2 — 30 mmHg, bicarbonato 10 mEq/L, BE !15 e saturação arterial de oxigênio de 60%; ácido láctico arterial: 6 mmol/dL; hematócrito: 28% e hemoglobina: 9,5 g/dL. Ao exame clínico não se observam sopros cardíacos significativos. O eletrocardiograma trazido pela mãe é o seguinte.

Diante desse quadro clínico, julgue os próximos itens.

O diagnóstico mais provável da cardiopatia é o de tetralogia de Fallot.

Em relação aos aspectos genéticos das cardiopatias congênitas, julgue os itens que seguem. Síndrome de Noonan e síndrome de Alagille têm herança autossômica dominante e apresentam como cardiopatia mais comum a estenose pulmonar.

Em relação aos aspectos genéticos das cardiopatias congênitas, julgue os itens que seguem. Uma microdeleção da região 22q11 causa dismorfismo facial, fenda palatina, hipoparatireoidismo e defeitos cardíacos do tipo tronco arterial comum ou interrupção do arco aórtico.

Em relação aos aspectos genéticos das cardiopatias congênitas, julgue os itens que seguem. Mutações nos genes TBX5, NKX2.5 e GATA 4 são associadas à ocorrência de defeito do septo ventricular.

Um recém-nascido de termo, e de parto normal, índice de Apgar 9/10, pesando 3,0 kg, apresenta cianose progressiva desde as primeiras horas de vida. O exame físico mostra saturação periférica de 70% no braço direito e 75% na perna direita, frequência cardíaca de 160 bpm, frequência respiratória de 80 irm e pressão arterial no braço direito de 60 mmHg × 40 mmHg. Ausculta cardíaca não mostra sopro cardíaco e os pulsos arteriais são simétricos nos membros superiores e inferiores. O eletrocardiograma feito com 24 horas de vida mostra ritmo sinusal, eixo do QRS em 120º, onda R em V1 de 10 mm e onda T positiva em V1. A radiografia de tórax revela área cardíaca normal, além de trama vascular pulmonar discretamente aumentada bilateralmente.

Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.

Caso não haja melhora clínica com o uso de prostaglandina, uma atriosseptostomia poderá ser necessária nessa situação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis