Questões de Medicina do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2009

Um jovem de 22 anos de idade deu entrada no pronto-socorro, trazido pela equipe do SAMU devido a um acidente automobilístico no qual ele era o motorista. O paciente relatou importante falta de ar e forte dor torácica no hemitórax direito. O exame clínico mostrou paciente consciente, orientado, dispneico e cianótico (+/+4), com pressão arterial de 75 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 125 bpm,. Havia desvio da traqueia para a esquerda, ausência de murmúrio vesicular, de frêmito toracovocal e timpanismo à percussão no hemitórax direito. Foram evidenciados ictus cordis desviado para a esquerda, bulhas cardíacas normofonéticas e taquicárdicas e presença de turgência jugular a 90º. Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem. A principal hipótese diagnóstica desse quadro é tamponamento cardíaco.

Julgue os itens a seguir, acerca das emergências obstétricas. A indicação de sulfato de magnésio, por via parenteral, é o tratamento mais efetivo para pacientes com eclâmpsia.

Julgue os itens a seguir, acerca das emergências obstétricas. A síndrome HELLP — uma forma leve de préeclâmpsia — está associada a bom prognóstico materno e fetal.

Julgue os itens a seguir, acerca das emergências obstétricas. A hemorragia pós-parto, motivo frequente de internação de puérperas em unidade de terapia intensiva, tem como causa principal a atonia uterina.

As convulsões são as emergências neurológicas mais comuns em recém-nascidos. Com respeito a esse tema, julgue os itens que se seguem. A medicação de primeira escolha para tratamento das crises convulsivas neonatais é o fenobarbital.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis