Questões de Medicina do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2009

Um paciente de 40 anos de idade foi à unidade de pronto atendimento, onde relatou que há 6 horas passou a apresentar dor na região periumbilical que depois se irradiou para a fossa ilíaca direita, onde passou a se localizar, tendo tornado-se mais intensa. Informou anorexia e ausência de alterações no hábito intestinal. O exame clínico mostrou: temperatura axilar de 37,9ºC, pressão arterial normal, frequência cardíaca de 102 bpm. Exame do abdome: dor à palpação da fossa ilíaca direita, no ponto de McBurney, presença de dor à pesquisa do sinal de Rovsing, sinais do psoas direito e do obturador presentes, dor à descompressão brusca do abdome e ruídos hidroaéreos presentes e normais.

Considerado os dados clínicos apresentados, julgue os itens subsequentes.

A pesquisa do sinal do psoas consiste em posicionar o paciente em decúbito dorsal e promover uma rotação interna da coxa direita fletida até o ponto máximo, e, caso o paciente apresente dor região do hipogástrio, diz que o sinal está presente.

Um jovem de 22 anos de idade deu entrada no pronto-socorro, trazido pela equipe do SAMU devido a um acidente automobilístico no qual ele era o motorista. O paciente relatou importante falta de ar e forte dor torácica no hemitórax direito. O exame clínico mostrou paciente consciente, orientado, dispneico e cianótico (+/+4), com pressão arterial de 75 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 125 bpm,. Havia desvio da traqueia para a esquerda, ausência de murmúrio vesicular, de frêmito toracovocal e timpanismo à percussão no hemitórax direito. Foram evidenciados ictus cordis desviado para a esquerda, bulhas cardíacas normofonéticas e taquicárdicas e presença de turgência jugular a 90º. Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem. A punção com agulha de grosso calibre, de preferência em selo d’água, no nível da interseção entre a linha axilar média e o quinto espaço intercostal direito é o procedimento emergencial que deve ser imediatamente instituído para esse paciente.

Um jovem de 22 anos de idade deu entrada no pronto-socorro, trazido pela equipe do SAMU devido a um acidente automobilístico no qual ele era o motorista. O paciente relatou importante falta de ar e forte dor torácica no hemitórax direito. O exame clínico mostrou paciente consciente, orientado, dispneico e cianótico (+/+4), com pressão arterial de 75 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 125 bpm,. Havia desvio da traqueia para a esquerda, ausência de murmúrio vesicular, de frêmito toracovocal e timpanismo à percussão no hemitórax direito. Foram evidenciados ictus cordis desviado para a esquerda, bulhas cardíacas normofonéticas e taquicárdicas e presença de turgência jugular a 90º. Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem. A torção da junção cava-atrial leva a importante redução do retorno venoso e é um dos mecanismos que causa as manifestações hemodinâmicas observadas no paciente em tela.

Um jovem de 22 anos de idade deu entrada no pronto-socorro, trazido pela equipe do SAMU devido a um acidente automobilístico no qual ele era o motorista. O paciente relatou importante falta de ar e forte dor torácica no hemitórax direito. O exame clínico mostrou paciente consciente, orientado, dispneico e cianótico (+/+4), com pressão arterial de 75 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 125 bpm,. Havia desvio da traqueia para a esquerda, ausência de murmúrio vesicular, de frêmito toracovocal e timpanismo à percussão no hemitórax direito. Foram evidenciados ictus cordis desviado para a esquerda, bulhas cardíacas normofonéticas e taquicárdicas e presença de turgência jugular a 90º. Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem. A radiografia de tórax é de pouca utilidade para a confirmação diagnóstica nessa situação e deve ser substituída pela tomografia computadorizada helicoidal do tórax.

Um jovem de 22 anos de idade deu entrada no pronto-socorro, trazido pela equipe do SAMU devido a um acidente automobilístico no qual ele era o motorista. O paciente relatou importante falta de ar e forte dor torácica no hemitórax direito. O exame clínico mostrou paciente consciente, orientado, dispneico e cianótico (+/+4), com pressão arterial de 75 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 125 bpm,. Havia desvio da traqueia para a esquerda, ausência de murmúrio vesicular, de frêmito toracovocal e timpanismo à percussão no hemitórax direito. Foram evidenciados ictus cordis desviado para a esquerda, bulhas cardíacas normofonéticas e taquicárdicas e presença de turgência jugular a 90º. Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem. O paciente deve ser encaminhado imediatamente para a realização de ecodopplercardiograma para confirmação do diagnóstico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis