Questões de Medicina do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2007

Menina de 7 anos de idade, fenótipo feminino, apresenta desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (mama: M2 e pêlos pubianos P2, segundo Tanner e Marshall); e estatura acima do percentil 90. Exames laboratoriais indicaram: FSH e LH com valores normais para a idade; TSH, prolactina, testosterona e DHEA normais; estradiol elevado. O ultra-som evidenciou vários cistos foliculares.

Diante desses achados, julgue o item a seguir.

A paciente é portadora de puberdade precoce periférica isossexual.

Paciente de 75 anos de idade vem apresentando, nos últimos oito meses, os seguintes sintomas em vulva: irritação com prurido, desconforto local e descarga sanguinolenta. Ao exame, identificou-se lesão ulcerada de 0,5 cm entre o grande e pequeno lábio direito.

Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue o item que se segue.

As manifestações clínicas são de vulvite por fungo, justificando o tratamento com antifúngico.

Paciente de 25 anos de idade, menarca aos 12 anos, apresentava ciclos menstruais regulares até dezembro de 2006, quando então entrou em amenorréia. Referia episódios de cefaléia e secreção mamária bilateral com aspecto de leite. Negava uso de fármacos. Exames complementares indicaram: FSH = 2,5 mUI/mL (VR: 2 a 10 mUI/mL); LH = 3,7 mUI/mL (VR: 3 a 12 mUI/mL); testosterona = 70 ng/mL (VR: 9 a 85 ng/mL); TSH = 2,5 mcUI/mL (VR: 0,5 a 4,5 mcUI/mL); prolactina = 120 ng/mL (VR: < 29 ng/mL).

Julgue o item seguinte relativo ao caso clínico apresentado acima.

A paciente é portadora de tumor de hipófise produtor de prolactina e necessita ser submetida a tratamento imediatamente.

Paciente de 60 anos de idade, menopausada há 10 anos, sem reposição hormonal, assintomática, apresenta atrofia genital como única alteração no exame ginecológico. O exame colpocitológico foi compatível com atrofia, Trichomonas vaginalis e ASCUS.

A partir das informações acima, julgue o item a seguir.

Antes de uma nova coleta de material para colpocitologia, a paciente deve receber tratamento para a infecção e a atrofia vaginal.

Paciente de 30 anos de idade, múltiplos parceiros sexuais, apresenta lesão ulcerada em fúrcula vaginal e adenopatia inguinal. Após terem sido excluídas outras DST, o ginecologista ficou em dúvida entre linfogranuloma venéreo e granuloma inguinal.

Acerca de exames laboratoriais para o diagnóstico no caso clínico acima, julgue o item seguinte.

A presença de corpúsculos Donovan na lesão identifica o granuloma inguinal e o isolamento da Chlamydia trachomatis em cultura confirma o diagnóstico de linfogranuloma venéreo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis