Questões de Medicina do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2007

O tratamento de uma escoliose estrutural com ângulo de cobb de 15 graus é :

Um menino de 9 anos é trazido ao Pronto-Socorro pelos seus pais alguns minutos após ter caído de uma janela. Sangra profusamente de um ferimento de 6 cm na face medial da coxa direita. O tratamento imediato do ferimento deve ser:

O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque - por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) - tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um recém-nascido do sexo masculino apresenta cianose intensa na primeira hora de vida acompanhada de dificuldade respiratória progressiva. Ao exame físico, observa-se segunda bulha em foco pulmonar hiperfonética, sem a presença de sopros. Uma radiografia do tórax mostra área pulmonar normal e área cardíaca ovóide com pedículo estreito. Gasometria arterial mostra hipoxemia importante e acidose metabólica.

Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de hipoplasia do coração esquerdo.

Uma paciente de 15 anos de idade e que teve menarca aos 14 anos apresenta, há 3 meses, quadro de cólicas menstruais intensas que iniciam 24 horas antes do fluxo menstrual e duram no máximo 2 dias.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens subseqüentes.

No tratamento dessa paciente, podem ser utilizados inibidores da sintetase das prostaglandinas ou anticoncepcionais hormonais.

Entre as possíveis causas da puberdade tardia, caracterizada pela ausência de telarca até os 13 anos e de menarca até os 16 anos, inclui-se

deficit nutricional, visto que a nutrição abaixo da ideal pode retardar o crescimento e a maturação sexual.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis