Questões de Medicina do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2005

#Questão 608350 - Medicina, Clínica Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, CLDF/DF, Consultor Técnico Legislativo

Gota é uma doença metabólica associada a quantidades anormais de uratos no organismo e caracterizada por artrite aguda recorrente e posteriormente por artrite deformante. Com relação à fase aguda dessa moléstia, julgue os itens a seguir. O ataque agudo de gota pode ser tratado com antiinflamatórios não-esteroidais por via oral, dando-se preferência aos salicilatos.

#Questão 608351 - Medicina, Clínica Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, CLDF/DF, Consultor Técnico Legislativo

Em sua forma convulsiva, o estado de mal epiléptico (status epilepticus) é uma emergência clínica que requer tratamento imediato e adequado com vistas a reduzir a morbimortalidade associada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Caso o paciente entre na fase de estado de mal epiléptico refratário — não-responsiva a doses adequadas de anticonvulsivantes —, ele deverá ser transferido para ambiente de terapia intensiva e será necessário administrar doses anestésicas de fármacos — como o fenobarbital ou midazolam — em adição ao tratamento antiepiléptico.

#Questão 608352 - Medicina, Clínica Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, CLDF/DF, Consultor Técnico Legislativo

Em sua forma convulsiva, o estado de mal epiléptico (status epilepticus) é uma emergência clínica que requer tratamento imediato e adequado com vistas a reduzir a morbimortalidade associada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Apesar do elevado risco de ocorrer síndrome da luva púrpura como efeito adverso, o uso de fenitoína por via intravenosa deve ser considerado, caso o estado convulsivo não seja interrompido após o uso de lorazepam ou diazepam por via intravenosa.

#Questão 608353 - Medicina, Clínica Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, CLDF/DF, Consultor Técnico Legislativo

Em sua forma convulsiva, o estado de mal epiléptico (status epilepticus) é uma emergência clínica que requer tratamento imediato e adequado com vistas a reduzir a morbimortalidade associada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Essa condição clínica pode ser causada, em adultos, por acidente cerebrovascular, hipoxemia, distúrbios metabólicos diversos, intoxicação ou suspensão do uso de álcool, entre outros.

#Questão 608354 - Medicina, Clínica Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, CLDF/DF, Consultor Técnico Legislativo

Uma mulher, com 30 anos de idade, foi atendida no setor de emergência de um serviço médico relatando que “de repente”, sem qualquer motivação aparente, passou a apresentar medo intenso, que se associou a tremores, falta de ar, palpitações, sensação de tontura e de sufocação, medo de que estivesse morrendo ou ficando louca e grande desejo de fugir. Esse acometimento durou cerca de 40 minutos. Relatou ser saudável, negou quaisquer doenças e disse que não usava medicações regularmente nem drogas ilícitas. Essa tinha sido a quarta ocorrência dessa sintomatologia nas últimas três semanas. O exame físico mostrou-se dentro da normalidade. O sangue capilar coletado imediatamente após a consulta mostrou glicemia de 90 mg/dL. O traçado de eletrocardiograma convencional (em repouso) apresentou laudo “dentro dos limites da normalidade para a idade”.

Julgue os itens seguintes relativos ao caso clínico hipotético apresentado.

A situação clínica apresentada deve ser controlada, de preferência, com o uso de olanzapina seguida de lítio, usado como profilaxia para evitar novos eventos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis