Questões de Medicina Legal da IDECAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina Legal da IDECAN

#Questão 1034714 - Medicina Legal, Odontologia Legal, IDECAN, 2022, PC-BA, Perito Odonto-Legal de Polícia Civil

A identificação odontológica postmortem necessita de acesso adequado aos arcos dentários e a literatura odontológica apresenta diversas técnicas para remoção ou enucleação das maxilas e/ou da mandíbula, que devem ser do conhecimento do perito odonto-legal. Um parâmetro decisivo para a escolha da técnica de remoção dos arcos dentários é a necessidade de preservar (ou não) os tecidos moles da face do cadáver, pois há técnicas que executam incisões indicadas para corpos em decomposição ou carbonizados que não são indicadas para corpos com a face íntegra. No contexto da necrópsia bucal para subsidiar uma identificação odontológica forense, assinale a alternativa correta e que contém um exemplo de técnica que é adequada para o exame odontológico em cadáver com a face íntegra. 

#Questão 1034715 - Medicina Legal, Odontologia Legal, IDECAN, 2022, PC-BA, Perito Odonto-Legal de Polícia Civil

Um corpo foi encontrado parcialmente carbonizado no interior do porta-malas de um automóvel e, quando examinado no IML, constatou-se que o mesmo apresentava a pele carbonizada apenas na região anterior do(a): tórax, face, genitália e membros inferiores. Tendo em vista o caso hipotético supradescrito no contexto da traumatologia médicolegal, assinale a alternativa correta e que contém a porcentagem do corpo queimada segundo a regra dos nove de Pulaski e Tennisson. 

#Questão 1034716 - Medicina Legal, Traumatologia Forense, IDECAN, 2022, PC-BA, Perito Odonto-Legal de Polícia Civil

Na arquibancada de um estádio de futebol, um torcedor, sexo masculino, 22 anos, foi agredido na face com um murro e os elementos dentais 23 e 24 apresentaram o mesmo diagnóstico radiográfico: fratura radicular, oblíqua, no terço médio. Em virtude desse trauma, ambos os dentes foram extraídos e a vítima foi submetida a uma avaliação pericial. Na literatura odontológica, há tabelas que permitem a valoração do dano tanto funcional (fonético e mastigatório) quanto estético para perdas dentárias, como a tabela proposta por Dueñas, in Betran, apud Arbenz, que permite calcular o prejuízo estético e funcional considerando a importância de cada tipo de dente. No contexto da valoração do dano por perdas dentárias e considerando tanto o caso hipotético descrito quanto a tabela de Dueñas (que segue abaixo), assinale a alternativa correta e que contém, respectivamente, o valor dos prejuízos estético, fonético e mastigatório pela perda dos elementos dentários 23 e 24, ressaltando que a vítima, antes do trauma, possuía todos os dentes permanentes erupcionados e em oclusão, com exceção dos terceiros molares.
84.png (363×377) 

#Questão 1034720 - Medicina Legal, Sexologia Forense, IDECAN, 2022, PC-BA, Perito Técnico de Polícia Civil

A parafilia que se caracteriza por obtenção de prazer sexual ao se proferir ou ouvir palavras obscenas, palavrões e agressões verbais denomina-se:  

#Questão 1034717 - Medicina Legal, Genética forense, IDECAN, 2022, PC-BA, Perito Odonto-Legal de Polícia Civil

Desastre em massa do tipo desmoronamento de grandes edificações como o ocorrido nas Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, pode ocasionar uma enorme compressão dos músculos estriados dos corpos sobrepostos. Na coleta de músculo liso dos fragmentos de cadáver para exame de DNA, o resultado pode ser de uma mistura de materiais genéticos. Sobre a interpretação deste tipo de resultado laboratorial assinale a alternativa correta: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis